A Canonical, a empresa por trás do Ubuntu, anunciou que a solução Charmed OpenStack foi selecionada pela Telefonica Brasil para apoiar a empresa na migração de seu sistema de cobrança online (OCS) para sua nuvem privada, a Unica Next. O projeto prevê a construção de oito nuvens privadas, distribuídas geograficamente para atender aos clientes da Telefonica no país. A fase inicial do projeto foi lançada com sucesso no início de agosto de 2020. Esta é a primeira vez que uma empresa da região faz esse tipo de migração.
Com 76 milhões de assinantes móveis, a Telefonica é a maior operadora móvel do Brasil e usa o sistema de cobrança online para oferecer a clientes B2C e B2B visibilidade e controle em tempo real de seu consumo de dados e de minutos de chamada de voz.
Ao invés de selecionar um ambiente virtualizado convencional, a Telefonica optou pelo Charmed OpenStack visando escalabilidade futura, o que permite um planejamento de longo prazo. Com novas tendências de mercado emergindo, como o 5G, a migração dará à Telefonica agilidade para desenvolver novos recursos em escala, se adiantando às demandas do cliente ao ofertar serviços mais avançados.
Como o OCS requer grande proximidade com a rede, as nuvens serão distribuídas geograficamente pelo Brasil. Essa arquitetura fornece a baixa latência necessária para atender às necessidades da ampla base de clientes da Telefonica e foi um fator-chave na seleção de uma infraestrutura de nuvem privada.
Além de ser construída na Charmed OpenStack, a nuvem OCS da Telefonica utilizará as ferramentas de código aberto da Canonical para automatizar a implantação e as operações de sua infraestrutura. A empresa se beneficiará também da oferta Managed OpenStack, que oferece manutenção e suportes contínuos.
- COMPUTAÇÃO EM NUVEM