Para minimizar o impacto da saída de executivos do alto escalão da empresa, o Yahoo está avaliando a venda da sua plataforma de anúncios online, incluindo o Right Media, ambiente virtual de negociação de publicidade entre anunciantes, editoras e redes de mídia. As informações são de pessoas ligadas ao assunto ouvidas pelo blog de tecnologia All Things Digital, ligado ao The Wall Street Journal.
A ideia é reduzir custos e o número de funcionários, como parte do plano de reestruturação comandado pelo CEO, Scott Thompson. Entre os prováveis compradores estão o grupo de private equity Silver Lake, o Google e a Microsoft, que foram sondados pelo Yahoo.
O ideal, segundo analistas, seria a venda de toda a tecnologia de anúncios, inclusive o Right Media, que se tornou uma estratégia periférica com a evolução dos negócios da empresa. O Yahoo adquiriu a plataforma em 2007 por US$ 700 milhões. De acordo com o site da divisão Right Media, hoje já são 300 mil membros ativos, responsáveis por 11 bilhões de transações por dia. No pacote à venda estaria também o APT, um sistema construído pelo próprio Yahoo para venda e compra de publicidade.
A incerteza que paira no ar é como essa estratégia se refletiria na divisão de anúncios do Yahoo, já que a empresa fez recentemente algumas aquisições, como a Interclick, numa tentativa de unir forças com a AOL e a Microsoft para enfrentar o Google e a Ad Networks. Além disso, enquanto o Yahoo perde espaço, o gigante das buscas só cresce no segmento de publicidade online.