A NVIDIA Enterprise apresenta uma nova série de NVIDIA-Certified Systems, oferecendo acesso a IA para organizações que executam aplicações em infraestruturas de data center empresarial padrão. Entre elas, servidores empresariais de alto volume dos principais fabricantes, que foram anunciados em janeiro e agora são certificados para executar o conjunto de software NVIDIA AI Enterprise – que é certificado exclusivamente para o VMware vSphere 7, a plataforma de virtualização computacional mais utilizada no mundo.
Também é anunciada a expansão do ecossistema de servidores certificados pela NVIDIA. É uma nova onda de sistemas com a GPU NVIDIA A30 para análise de IA e dados e a GPU NVIDIA A10 para gráficos habilitados para IA, workstations virtuais e cargas de trabalho mistas de computação e gráficos.
"A IA está se expandindo rapidamente para o uso generalizado, acelerando a demanda por infraestrutura e software empresariais necessários para implantá-la em escala", explica Manuvir Das, diretor de computação empresarial da NVIDIA. "Com NVIDIA AI Enterprise e VMware vSphere 7 em NVIDIA-Certified Systems, os clientes podem agora executar aplicações virtualizadas de IA em servidores padrão da indústria – permitindo que centenas de milhares de empresas ofereçam novos serviços de AI em suas plataformas VMware."
"A NVIDIA Enterprise trabalha sempre para simplificar e acelerar o processo do tecnológico. É assim que vemos o futuro. A parceria com a VMware para incluir novos servidores certificados pela NVIDIA com o software NVIDIA AI Enterprise executado no VMware vSphere é mais uma forma de simplificar e acelerar a adoção da IA no mundo todo, inclusive o Brasil", explica Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina.
Atos, Dell Technologies, GIGABYTE, Lenovo e Supermicro foram as primeiras a oferecer servidores mainstream certificados pela NVIDIA compatíveis com a plataforma NVIDIA EGX, permitindo às empresas, pela primeira vez, executar cargas de trabalho de IA na mesma infraestrutura usada para aplicações comerciais tradicionais. Algumas das primeiras a instalar esses sistemas em seus data centers são a Lockheed Martin e o Mass General Brigham.
Graças à colaboração entre a NVIDIA e a VMware, os clientes têm uma plataforma empresarial pronta para IA para acelerar cargas de trabalho empresariais tradicionais, de IA e baseadas em contêineres, além de poder usar aplicações de IA virtualizadas com quase o mesmo desempenho de escalabilidade horizontal que o de servidores bare-metal.
"Os clientes não querem ter silos de IA. eles querem executar aplicativos de IA em sua infraestrutura empresarial para oferecer capacidade de gerenciamento, escalabilidade, segurança e governança", afirma Krish Prasad, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios plataforma em cloud da VMware. A VMware e a NVIDIA se uniram para que os clientes possam aprimorar sua infraestrutura empresarial existente com uma plataforma empresarial pronta para IA de ponta a ponta que é fácil de implantar e usar."
Portfólio de sistemas EGX certificados pela NVIDIA terá novas GPUs empresariais
Baseado na arquitetura NVIDIA Ampere, A30 empresarial proporciona um desempenho versátil a um excelente preço para servidores padrão da indústria. Ela oferece 24 GB de memória de GPU HBM2 e largura de banda de memória rápida PCIe de 4ª geração, além de poder ser dividida em quatro instâncias de GPU de 6 GB com a tecnologia de GPU multi-instância da NVIDIA.
Com a A30, é possível lidar com diversas cargas de trabalho empresariais, das tradicionais às de treinamento e inferência de IA. Ela pode ser aplicada em casos de uso de IA como sistemas de recomendação, IA de conversação e sistemas de visão computacional.
Para treinamento em IA, seus Cores Tensores NVIDIA de terceira geração permitem 32 cálculos de ponto flutuante e um novo modo matemático inovador conhecido como TensorFloat-32, que aumenta 20 vezes o desempenho em relação às GPUs NVIDIA T4 da geração anterior.
A GPU empresarial NVIDIA A10 Tensor Core acelera cargas de trabalho de gráficos, renderização, IA e computação nos principais Sistemas Certificados pela NVIDIA. Criada com a arquitetura NVIDIA Ampere mais atual, ela apresenta 24 GB de memória, que acelera o trabalho de designers, engenheiros, profissionais e cientistas.
Líderes do setor adotam IA virtualizada
As empresas inovadoras da área da saúde e dos setores de serviços profissionais, manufatura, entre outros, estão implementando NVIDIA-Certified Systems e a plataforma empresarial pronta para IA da NVIDIA e da VMware para proporcionar IA e ciência de dados virtualizadas.
"Com a plataforma de computação acelerada da NVIDIA, temos a flexibilidade de usar diversas aplicações essenciais", declara Steven Walker, diretor de tecnologia da Lockheed Martin. "Os sistemas certificados e os softwares da NVIDIA são fundamentais para dimensionar a infraestrutura, pois possibilitam o design colaborativo e a simulação em tempo real, além de oferecer recursos de deep learning que estão revolucionando a manutenção preditiva, a segurança cibernética e as missões de ajuda humanitária."
"Com a virtualização, os sistemas da área da saúde podem oferecer, com segurança, serviços a médicos e pacientes conforme a necessidade nos departamentos e nas unidades de radiologia. Ela pode aumentar significativamente a adoção de aplicações de IA baseadas em GPU. Assim, é possível usar melhor a infraestrutura de tecnologia e minimizar a necessidade de sistemas com GPUs dedicada para cada projeto, ou seja, poderemos aplicar IA mais amplamente para melhorar os serviços prestados aos pacientes", afirma Tom Schultz, diretor de sistemas de informação, diagnósticos por imagens empresariais e ciência de dados clínicos do Mass General Brigham.