EMC inicia operações de centro de P&D em big data no Rio de Janeiro

0
0

A EMC, fornecedora de soluções de armazenamento e gerenciamento da informação, inaugurou oficialmente, nesta quarta-feira, 14, o seu centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em big data Richard e Maureen E. Egan — nome dado em homenagem ao cofundador da EMC, Dick Egan e sua esposa Maureen. Localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, o prédio, que já opera desde sua construção, em 2011, faz parte do investimento da EMC de US$ 100 milhões no país, anunciado há três anos. Ele será o hub de inovação da empresa no setor de petróleo e gás.

O foco inicial de pesquisa da EMC são os desafios do setor de petróleo e gás para aquisição, mobilidade, análise, colaboração e visualização de dados geofísicos, geológicos, de engenharia e de negócios utilizados ao longo do ciclo de vida no setor. No Brasil, o centro coordenará as atividades da EMC em todo o mundo na descoberta de novas tecnologias e soluções no segmento. Atualmente, resultados iniciais destes projetos já foram convertidos em propriedade intelectual e registrados no país e nos Estados Unidos.

Com 3 mil metros quadrados divididos em quatro andares, o prédio tem capacidade para mais de 80 pesquisadores e integra um centro de pesquisa aplicado, laboratórios de desenvolvimento de soluções e um Executive Briefing Center (EBC), centro para demonstração de soluções inovadoras da companhia. Também há um espaço alocado para o desenvolvimento de pesquisas feitas por clientes e parceiros em conjunto com a EMC.

"O Centro de P&D em big data reforça o compromisso da EMC de utilizar o big data para entender melhor as áreas de oportunidade e gerar novas tecnologias para o setor de petróleo e gás. Continuaremos a investir no Brasil para desenvolver soluções de TI que possam ser utilizadas pelo setor mundial a fim de beneficiar nossos clientes ao redor do mundo", afirmou Brian Gallagher, presidente mundial da divisão de Enterprise e Middle Range Storage da EMC.

O Centro de P&D da EMC é um dos quatro centros de pesquisa no Brasil que participa do Programa Estratégico de Software e Serviços de TI do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) — Plano TI Maior — e que conta com suporte do ministério.

 

Deixe seu comentário