A Accenture, juntamente com a London School od Economics and Political Science, realizou uma pesquisa com a com o objetivo de ajudar as empresas a entenderem o retorno dos seus investimentos estratégicos com o outsourcing de TI e processos de negócios.
A pesquisa foi realizada com base no estudo de caso de 750 companhias. Dessas, foram analisados em profundidade 320 contratos de consultoria. O estudo analisou os benefícios e desafios do Bundled outsourcing (que consiste na centralização da terceirização de serviços em poucos fornecedores) e a maturidade das empresas para a sua adoção. Um dos principais resultados é que, em relação ao convencional, a centralização do gerenciamento da terceirização pode gerar uma redução de custos de 10% a 20%, enquanto das operações pode atingir de 10% a 40%.
As respostas evidenciaram que os benefícios vão além da redução de custos. Os ganhos estão também nas oportunidades de mais resultados ao alinhar o outsourcing com as estratégias de negócios e o cumprimento das medidas regulatórias
"No momento de optar pelo outsourcing, as empresas devem avaliar o seu grau de maturidade, além da capacidade e abrangência dos serviços dos fornecedores a serem avaliados, seja no modelo de multisourcing ou bundling. O que é possível garantir é que quando corretamente implementada a terceirização é uma ferramenta importante de negócios para que as companhias alcancem a alta performance", disse Ruben Gallego, responsável pela área de Outsourcing da Accenture.
- Bundled Outsourcing