HCL investe na área de serviços de infraestrutura

0

O bom momento que vice o mercado brasileiro de TI foi um fator importante para que a empresa de serviços indiana HCL Enterprise trouxesse para o Brasil sua divisão de serviços de infraestrutura, que começa a funcionar a partir desse mês nas instalações do Centro de Serviços na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
R. Srikrishna, vice-presidente executivo e diretor geral da Divisão de Serviços de Infraestrutura, não quis detalhar números, mas garantiu que todos os investimentos necessários serão feitos, pois "queremos estabelecer um bom relacionamento com nossos clientes, oferecendo serviços com as melhores práticas de mercado, com flexibilidade e credibilidade".
O Centro gaúcho conta com cerca de 170 funcionários e uma carteira de 30 clientes, metade dos quais com atuação nas Américas, como Xerox, Nokia, Cummins, Readers Digest, Future Energy, entre outros. "Alguns desses contratos foram conseguidos de importantes concorrentes", enfatiza o executivo, acrescentando que a empresa também presta serviços para as 100 Maiores da Fortune, algumas da quais com mais de três mil servidores.
A empresa conta com 20 Centros Globais de Delivery e 360 pontos de presença na Índia. Hoje 60% dos clientes da divisão de Serviços de Infraestrutura são provenientes dos Estados Unidos; 30% da Europa e 10% nos demais países. Nas Américas, além do Brasil a HCL tem mais um centro em Porto Rico e outro na Carolina do Norte (Estados Unidos) e escritórios na Argentina, Peru, Colômbia e México.
"Temos um cliente na Cracóvia, na Polônia, onde 12 profissionais atendiam em língua portuguesa. Agora esse serviço será feito em São Leopoldo, cuja localização é um hub natural também para prestação de serviços de empresas em espanhol, pela proximidade com países dos países do Mercosul", explica.
Expansão
Além do investimento em São Leopoldo, a HCL está reforçando sua atuação comercial com contratação de Ideval Munhoz, ex- Satyam, como gerente geral da área Comercial e Silvio Passos, ex-Stefanini, como diretor geral de Operações e Delivery. Também está expandindo seus escritórios comerciais nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Belo Horizonte.
O grupo HCL, fundado na Índia em 1976, é dividido em duas empresas (HCL Technologies e HCL Infosystems), com faturamento global no ano passado de US$ 5,5 bilhões, mais de 62 mil funcionários e atuação direta em 26 países. Em 1999 abriu capital e iniciou seu processo de internacionalização. Atua em mais de 500 clientes globais com atendimento em 25 línguas diferentes.
A receita da Technologies foi de US$ 2,6 bilhões no ano passado, com um portfólio que incluiu soluções de TI baseadas em software (SAP e Oracle); serviço de gestão remota de infraestrutura; serviços de P&D e engenharia e BPO. Suas principais verticais de negócios são manufatura, finanças, consumo, utilities e saúde. A HCL Infosystems é uma fabricante de PCs com atuação somente local. "À medida que o mercado for se justificando vamos trazer os demais serviços que ainda não ofertarmos no Brasil, como BPO, por exemplo", finaliza Srikrishna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.