12 tendências que vão impactar os times de tecnologia em 2024

0

Partindo de um estudo, com base em informações de mercado, uma equipe de inteligência de mercado da Maitha, consultoria de desenvolvimento de soluções digitais, mapeou 12 tendências que vão impactar times e áreas de tecnologia da informação nas organizações em 2024. Segundo relatório "Mercados e Tendências: Futuro em cena", as tendências que mais aparecem nas intenções das empresas são:

  1. Inteligência Artificial

  2. Conectividade 5G & IOT

  3. Ativos Digitais

  4. Finops

  5. Experiência

  6. Segurança

  7. Hiperautomoção

  8. Gitops

  9. Computação Quântica

  10. Prompt Engeneering

  11. Data & Analytics

  12. Superapps

"As seis primeiras aparecem mais disseminadas e revelam o direcionamento que os maiores investimentos esperados para a área devem ter neste ano", destaca Marcos Baião, CTO e COO da Maitha. Pesquisa "CIOs e Executivos de Tecnologia da Gartner de 2024" mostrou que a América Latina será a região global onde os investimentos em TI mais vão crescer: 5,2% em relação a 2023. "A Inteligência Artificial é unanimidade, especialmente em organizações que atuam no setor financeiro, agronegócio, saúde e utilities, como energia.  Tendências como Conectividade 5G & IOT e superautomação, por exemplo, vão influenciar decisões e projetos no setor de agronegócios, exemplifica Baião".

A Inteligência Artificial permanece na primeira posição da lista. O uso de novas ferramentas é apontado como uma tendência verificada pela Gartner, em pesquisa, sendo que em mais de 80% delas apontaram o uso de sistemas de IA para isso. Um levantamento, conduzido pela PwC, mostra que o PIB global pode ser até 14% maior em 2030 como resultado do avanço da IA Regenerativa. Este crescimento percentual equivale a US$ 15,7 trilhões adicionais, criando oportunidades comerciais para lançamentos tecnológicos. A MicKinsey Global estima  que a IA Regenerativa representará um impacto econômico na ordem de 15% a 40% nessa tendência. E a Goldman Sachs atribui um aumento de 7% no crescimento da economia mundial à IA generativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.