BNDES financia compra de máquinas e de serviços na mesma operação

0

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a criação de um novo produto, chamado BNDES Máquinas e Serviços, que oferece financiamento direto para a compra de máquinas e equipamentos e de serviços de alto valor agregado na mesma operação. A solução, que substitui o BNDES Finame Direto, amplia o escopo de itens financiáveis e de clientes atendidos, mantido o valor mínimo de R$ 20 milhões para operações diretas.

"Estamos simplificando o fluxo operacional na modalidade direta, o que facilita a solicitação de crédito e agiliza as etapas de aprovação e contratação do financiamento. Com isso, estamos cumprindo a determinação do presidente Lula de ampliar o crédito e promover o desenvolvimento que o Brasil precisa", explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

De acordo com Mercadante, para além do apoio à compra de máquinas e equipamentos nacionais, o novo BNDES Máquinas e Serviços passa a financiar a aquisição de serviços intensivos em conhecimento e/ou tecnologia – como os de pesquisa e desenvolvimento, gestão empresarial, engenharia, consultoria técnica e científica, tecnologia da informação, entre outros, bem como máquinas e equipamentos importados sem similar fabricados no país.

O produto está acessível ainda para entes públicos (estados e municípios), que podem utilizar o financiamento para aquisição de luminárias LED destinadas à iluminação pública e veículos para transporte público coletivo e escolar, incluindo os de baixo carbono. O BNDES Finame Direto se mantém como uma das linhas do atual produto (Linha Finame Direto).

"O BNDES Máquinas e Serviços tem como principal vantagem o financiamento de itens de naturezas distintas em uma única operação, gerando ganhos de tempo e de custo para o cliente", avalia o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa. Ele explica que a solução atende à demanda de financiamento direto a serviços de alto valor agregado, desvinculada de projetos de investimentos, o que ocorre em grandes empresas dos setores de energia ou indústria, por exemplo.

A solução passa a permitir a utilização de recursos, por exemplo, para a realização de estudos na fase pré-operacional de projetos de energia eólica offshore ou para a aquisição de serviços de consultoria ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.