StoneLab, na PUC-Rio, seleciona 11 projetos em diferentes áreas

0

A Stone, principal parceira do empreendedor brasileiro em tecnologia e serviços financeiros, em colaboração com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), está anunciando a inauguração do laboratório de pesquisa StoneLab. Com foco em três pilares essenciais: Inovação, Relacionamento e Desenvolvimento de Pessoas, o objetivo do projeto é unir a agilidade e a visão prática da indústria com a profundidade e a curiosidade intelectual do meio acadêmico.

A missão do StoneLab é impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento em tecnologia com o objetivo de abordar questões sociais significativas e desafios da atualidade. Através do financiamento de projetos inovadores, o StoneLab visa gerar impacto tanto na comunidade acadêmica quanto no mercado. As áreas práticas incluem Inteligência Artificial Generativa, Engenharia de Software, Ciência de Dados, Matemática aplicada, Computação e Opto Mecânica Quântica. Além disso, o laboratório se dedica a projetos com impactos sociais importantes, como desenvolver tratamentos para o Alzheimer, ferramentas para previsão de desmatamento e soluções de isolamento térmico para construções.

"Nosso objetivo é que o StoneLab seja um catalisador para a inovação, facilitando a colaboração entre talentos acadêmicos e profissionais, para desenvolver soluções tecnológicas avançadas que promovam o progresso econômico e social", afirma Carolina da Costa, diretora da área de impacto e sustentabilidade na Stone.

Em 21 de agosto de 2023, foi lançado um edital para pesquisadores ligados ao Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio, resultando em 41 propostas submetidas de diversos departamentos. Após uma seleção rigorosa realizada pelo comitê composto por membros da Stone e da PUC, 11 projetos foram escolhidos para financiamento, contemplando diferentes áreas de pesquisa e oferecendo bolsas de auxílio para professores e estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado da PUC envolvidos nos projetos selecionados.

"Nosso compromisso é com o apoio às iniciativas que promovem a construção de um futuro mais inclusivo, priorizando a educação como um dos nossos principais alicerces. Buscamos respaldar projetos que gerem um impacto social significativo em toda a comunidade brasileira", afirma Marcus Fontoura, CTO da Stone.

Os projetos contemplados no primeiro edital abrangem uma diversidade de áreas de pesquisa e abordagens inovadoras. Um deles visa à popularização da ciência, especialmente da Química, por meio das redes sociais, explorando sua interdisciplinaridade. Há também um projeto que se propõe a explorar o potencial do Machine Learning e da otimização sob incerteza na engenharia industrial. Outros projetos incluem a aplicação da computação quântica na detecção de falhas em sistemas financeiros, o desenvolvimento de materiais micro encapsulados para eficiência energética e a engenharia de software voltada para ciência de dados e inteligência artificial. Também se destaca uma abordagem químico-reológica no combate à doença de Alzheimer e a aplicação de inteligência artificial na previsão de desmatamento.

"A parceria com a Stone é muito importante para o Centro Técnico Científico da PUC-Rio, seus docentes e alunos. Sabemos que as fontes de fomento à pesquisa são limitadas.?Uma empresa privada apoiar pesquisa aberta em diversas áreas, sem obrigação de vínculo com os negócios da empresa, é um marco importante. Acredito que estamos diante de um outro caminho possível de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação", afirma Sidnei Paciornik, professor titular e decano do CTC/PUC-Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.