Com o objetivo de alertar as empresas sobre a importância de processos que automatizem as validações de notas fiscais eletrônicas e para entender como é conduzido este cenário a Systax, empresa de inteligência fiscal e detentora de um acervo de mais de 2 milhões de regras tributárias, pesquisou minuciosamente 1087 empresas para realizar esse estudo.
Os resultados chamam a atenção, nessa segunda pesquisa sobre o "Recebimento e gerenciamento de Nf-e". As notas fiscais ainda não estão tendo o tratamento adequado e o risco de se receber uma penalização imposta pelo Fisco é grande, bem como pagar impostos de forma errônea, além de deixar de obter créditos quando possível. Mesmo as questões mais básicas, ligadas à obrigação do armazenamento de documentos eletrônicos, pouco evoluíram com base na primeira edição da pesquisa, realizada em 2013. Além disso, foi possível detectar problemas críticos como a falta da validação e o cuidado com a integridade das notas fiscais.
A questão da qualidade da informação tributária, objetivo do SPED, também continua como um grande problema para a maioria das empresas pesquisadas, "além daqueles que não conferem as informações das NF-e recebidas, há um grande percentual de erros detectados pelas empresas que executam esta tarefa – apenas 4,37% das empresas não encontraram problemas nas NFe que recebem!", alerta o diretor da Systax, Fábio Rodrigues.
A pesquisa aborda também a preparação das empresas para a Manifestação do Destinatário, cruzamentos entre XMLs e escrituração fiscal, adoção do CT-e, Eventos da NF-e, erros de NCM nas NF-e recebidas, multas já recebidas, dentre outros problemas observados.
Tendo em vista a importância das notas fiscais eletrônicas, uma vez que serão utilizadas para geração dos SPED's, é fundamental que as empresas avaliem seus processos de forma a garantir a guarda, validade, integridade e qualidade das informações. Segundo a pesquisa, esses pontos ainda não são vistos como relevantes por uma parcela das empresas que contribuíram com a pesquisa.
Cerca de 60% das empresas realizam ainda procedimentos manuais para validação e armazenamento de suas NF-e. 66,38% afirmam já terem recebido alguma NF-e inválida, cancelada, denegada ou com algum problema. "Quase um ano e meio da data em que realizamos a primeira edição dessa pesquisa, constatamos que o quadro pouco evoluiu, as empresas ainda não se deram conta das preocupações que devem ter com seus documentos fiscais eletrônicos", finaliza Rodrigues.