Gabriel Paiva, investidor e acelerador de startups de tecnologia e fundador da Dfense Security, e Lucas Gastaldello, experiente profissional de tecnologia, anunciam a fundação da ZenoX AI. Trata-se de uma empresa criada com base em Inteligência Artificial que visa a aplicação de princípios quânticos para resolver problemas complexos por meio da IA generativa, permitindo o desenvolvimento de produtos que redefinam os padrões de qualidade e eficiência no campo da tecnologia.
Com investimentos iniciais superiores a 10 milhões, a ZenoX AI tem estrutura constituída por startups que atuam em diferentes âmbitos e se destaca pelo seu objetivo em atuar nos setores críticos, como cibersegurança, comunicação, varejo, marketing, e muitos outros.
Gabriel Paiva assume o cargo de Founder & CEO, trazendo consigo uma vasta experiência em liderança e visão estratégica de negócios e Lucas Gastaldello, sócio-fundador, assume o papel de Co-Founder & COO devido à sua expertise em tecnologia e inovação.
"Iremos atingir diferentes áreas do mercado, desenvolvendo produtos para diferentes setores, desmistificando problemas existentes em cada setor. Já iniciamos a operação com um time de especialistas do mais alto nível e significativos investimentos em inovação e capital humano", comenta Paiva.
Expansão de trabalho contínuo
A ZenoX AI surge das iniciativas de Gabriel Paiva de criar uma plataforma de IA abrangente, com uma atuação democrática em vários setores e usos. O projeto começou com base no aprendizado em conjunto com a Intellya, para criação de uma ferramenta de Inteligência de Ameaças para cibersegurança, porém o potencial de aplicação em outras áreas logo foi logo revelado.
"Nós vimos que o tratamento de dados com Inteligência Artificial pode abrir horizontes muito mais amplos. Podemos usar o mesmo conceito para por exemplo, definir o sucesso de um novo produto, um M&A ou mesmo uma empresa totalmente nova", explica Paiva. "A ferramenta ajuda os decisores a prever os resultados de um projeto de forma mais rápida e assertiva – o que demorava meses de pesquisa pode ser solucionado por meio de perguntas simples para uma IA que varre os bancos de informações para uma resposta certeira".
Neste sentido, a ZenoX AI agrega diversas fontes, extrapolando a segurança da informação e alavancando os processos nas mais variadas áreas do mercado. Como acelerador de mais de 10 10 startups de tecnologia somando 15 milhões de reais já aplicados em empresas como Digibee, 123 Projetei, EasyJur, InvestidoresVC, uMode, BeUni, Minimal, Lize, Origem Motos e Kovi, Gabriel Paiva explica que "as possibilidades de uso do ZenoX AI ainda estão por vir conforme as demandas de seus usuários. O objetivo é reunir todas as nossas ferramentas de IA para acelerar os mais diferentes projetos".
Em exemplos práticos, a empresa está trabalhando na criação de um SOC inteligente (Centro de Operações de Segurança) e projetos de comunicação corporativa. No primeiro, o objetivo é de monitorar empresas de uma maneira muito mais preventiva e proativa do que apenas respondendo a incidentes de segurança, antevendo ataques e fechando aberturas antes mesmo que algum ataque seja direcionado. Já no segundo projeto, será possível realizar extensas pesquisas em questão de horas não mais meses, garantindo que uma mensagem atinja o público-alvo de maneira personalizada e com avaliação de risco precisa.
Aquisições: Vydar e Tellyu
Anterior ao anúncio da fundação da ZenoX AI, Gabriel investiu os esforços e investimentos na Intellya, startup que tinha como principal missão democratizar a segurança cibernética fornecendo soluções avançadas com inteligência artificial. "Após unir forças com Lucas em busca da expansão da segurança para outros ramos do mercado, a ZenoX AI adquiriu os produtos da Intellya (Vydar e Tellyu), que hoje são o início de um futuro que molda diversas soluções de IA generativa, de forma estratégica e transformadora", complementa Gabriel.
O Vydar é plataforma de Inteligência de Ameaças desenvolvida com IA para monitoramento de ameaças de riscos digitais capaz de contextualizar informações vazadas e disponibilizadas em toda a dark web, deep web e surface web. Esses recursos promovem uma significativa redução de falsos positivos em comparação com outras soluções disponíveis no mercado.
Já o Tellyu, oferece uma abordagem proativa para manter pessoas seguras contra golpes online com detecção e alertas de ameaças potenciais em tempo real, oferecendo uma camada confiável de defesa contra a crescente onda de fraudes digitais.
Ambos utilizam mais de 1 PetaByte de dados de modelagem de IA, usando modelos quânticos de autoaprendizado e mais de 15 bilhões de ameaças categorizadas. "São mais do que ferramentas, são os pilares de uma visão maior para uma internet mais segura e eficaz. Estamos incorporando tecnologias que já estão mudando o cenário de cibersegurança", comenta Gastaldello. "Desenvolver e aplicar inteligência artificial generativa de forma pioneira para transcender os limites do que é possível em diversas frentes, como cibersegurança, é o futuro de setores que nunca imaginávamos influenciar com avanços tecnológicos.