Estudo americano aponta crescimento do offshore

0

Um estudo sobre os efeitos da prática do offshore sobre a competitividade de mercado, realizada pelo International Business Education and Research?s Offshoring Research Network (ORN), aponta para o crescimento desta prática entre as empresas. O levantamento foi realizado para captar o sentimento dos administradores em meio à recessão e a eleição presidencial americana. O resultado da primeira parte da pesquisa, realizada nas duas primeiras semanas de novembro, indica que aproximadamente 100 empresas dos Estados Unidos e Europa têm planos de terceirizar alguma função de trabalho ou negócio por meio de processos offshore.

Segundo análise do diretor executivo da PricewaterhouseCoopers, Hari Rajagopalachari, a economia interligada de hoje em dia indica que a queda pode ser coletiva, estruturalmente induzida pela esperada crise nos setores bancários, de energia e no mercado financeiro. ?As empresas precisam de estratégias e grande planejamento para enfrentar a pressão que chega?, diz ele.

A pesquisa mostra que enquanto o corte dos custos de mão de obra é o fator mais significante para a adoção do processo de terceirização desde que a recessão generalizada tomou a cena, muitos entrevistados notaram a urgência de aperfeiçoar o rendimento, investindo na capacitação de pessoal. Para ampliar a capacidade operacional com menos custos é necessário planejamento. Conforme o diretor executivo da PwC na Índia, ?é essencial redesenhar os negócios no futuro?.

?Nossa pesquisa mostrou como as companhias evoluíram na escala de uso de seus programas, controlando as quedas de eficiência?, diz Arie Lewin, professor de estratégias e negócios internacionais e diretor do CIBER. ?Estratégias neste sentido otimizam a atuação das empresas, o que tem se tornado mais urgente nos últimos meses devido a pressão do mercado, que obriga as companhias a incrementarem a produção ao mesmo tempo em que devem gastar menos com ela?, completa o executivo.

Ainda de acordo com o levantamento, 40% das companhias planejam pressionar seus fornecedores para adquirirem ofertas com termos de contratos mais favoráveis em relação aos custos. Esta insatisfação explica o crescimento dos serviços terceirizados. O relatório completo está previsto para ser publicado em janeiro de 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.