A editora de livros Disal conseguiu reduzir 20% de seus custos com a terceirização de serviços de TI para a integradora NetMicro. A empresa contratou uma solução on demand que conecta suas sete filiais com a matriz pela Web.
Além de diminuir gastos com TI, a empresas tornou o atendimento ao cliente mais rápido, avalia Rafael Canato, gerente de TI da distribuidora, que comercializa mais de 30 mil títulos de aproximadamente 200 editoras.
O pacote contratado inclui oferta de aplicativos de acordo com número de usuários pago mensalmente como serviço. Foi implantado nas filiais o mesmo software de gestão usado na matriz com um banco de dados unificado, garantindo melhor gerenciamento das informações.
Um servidor na matriz ficou responsável pelo controle de conexões das filiais. Toda a rede é gerenciada e monitorada remotamente pela NetMicro 24 horas durante os sete dias das semana. Assim, as filiais trocam informações com a matriz em tempo real via tecnologia Citrix.
?Com a integração o cliente pode comprar em qualquer filial sem a necessidade de abrir cadastro cada vez que vai a uma loja diferente?, afirma Canato.
O serviço unificou o cadastro de clientes e de produtos, permitiu a consulta ao estoque em tempo real e simplificou os processos de transferência de mercadorias entre as filiais.
Com a terceirização, a Disal espera expandir sua operação sem precisar investir em infra-estrutura cada vez que uma nova loja é aberta. Todos os dados da companhia ficam no ambiente da matriz, que pretende futuramente trocar os tradicionais PCs da companhia por terminais thin clients.