O Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí (SC), já tem à disposição um novo sistema onde todo o histórico dos pacientes está registrado, pelo é possível saber, por exemplo, quem foi o último médico que o socorreu, todos os procedimentos adotados e também a medicação prescrita. Quando um paciente chega para ser atendido, todas as informações são obtidas a partir da utilização do Sistema de Apoio Clínico, implantado recentemente na ala de UTI.
Segundo o Hospital, devido aos resultados alcançados, o sistema de prontuário eletrônico será expandido, futuramente, para os demais setores do hospital.
Para que o sistema opere com segurança, de modo que todos os dados permaneçam preservados e disponíveis, o hospital optou pelos serviços da Quick Soft, com sede em Blumenau (SC), que instalou uma solução IBM composta por um servidor Blade, virtualizado, com quatro lâminas, um subsistema de armazenamento e uma biblioteca de backup em fitas, que lhe permitiu obter melhoria significativa de performance, disponibilidade e escalabilidade da infraestrutura de TI do Hospital.
"Procurávamos uma proposta de solução que nos desse condições de crescer rapidamente, para que conseguíssemos implantar nosso sistema de apoio clínico em uma estrutura tolerante a falhas", afirma Saulo A. Lombardi, gerente de TI do hospital.
Além de garantir segurança na hospedagem de sistemas de gestão, a Quick Soft disponibiliza aos clientes uma estrutura montada para emergências. É uma sala de apoio que funciona 24 horas por dia. O ambiente dispõe de microcomputadores para os casos em que não seja possível aos colaboradores realizar suas funções em suas empresas, devido a alguma eventualidade.
"A virtualização nos trouxe um ganho de performance e segurança, com a finalidade de acomodar melhor o nosso sistema, o que possibilitou uma melhor distribuição dos recursos disponíveis", comemora.
- Saúde Digital