A FortBrasil, fintech de serviços e soluções financeiras que se consolidou como especialista na administração de cartões Private Label e co-branded, acaba de divulgar dados referentes à Black Friday de 2021. De acordo com a empresa, o mercado como um todo viu as expectativas para este ano não serem completamente atendidas, devido às instabilidades da economia, contudo, a fase de vendas segue sendo uma das mais importantes do último semestre, e um dos principais indicadores do cenário varejista para o ano que está chegando. Com isso, um dos principais dados analisados este ano envolve as tentativas de fraude barradas pela FortBrasil.
Durante o mês de novembro, a empresa registrou um alto índice de tentativas de golpe, tendo interceptado cerca de 3.492 possíveis fraudes. Dessa forma, a empresa conseguiu evitar que mais de 630 mil reais fossem fraudados no mês de novembro, sendo aproximadamente 200 mil reais evitados durante o período de Black Friday, prevenindo assim, um grande prejuízo para os seus clientes e parceiros. "Conversando com outros emissores e players de mercado, todos informaram que também sentiram este aumento comparado a 2020", informa Wellington Michetti, gerente de Prevenção à Fraude da FortBrasil.
As principais tentativas foram com valores baixos, entre 1 a 4 reais, interceptadas em estabelecimentos nacionais e internacionais. De acordo com Wellington, a empresa possui ferramentas capazes de identificar a fraude no início, e assim consegue bloquear o cartão preservando o limite do cliente. Nesse sentido, um dos principais diferenciais da empresa relacionados à segurança para os seus consumidores e parceiros, está atrelado aos principais mecanismos de prevenção à fraude disponíveis no mercado, e utilizados pela FortBrasil. "Esse sistema alerta nossos clientes quando identifica compras suspeitas via SMS, e através de contato telefônico, trazendo mais segurança e melhor experiência para nossos parceiros", diz.
Durante a Black Friday, a área responsável por Prevenção à Fraude da FortBrasil, trabalhou em uma escala de 24h com o intuito de garantir a segurança de todos os seus clientes. "Nos empenhamos em garantir um serviço adequado para todos os nossos parceiros, e assim conseguimos evitar todos esses golpes", finaliza o executivo.
Atualmente, a fintech conta com mais de 400 varejistas parceiros, presentes em mais de 3.400 lojas por todo o Brasil.