Grupo Cantu otimiza ambiente de TI com soluções da IBM

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A necessidade de ampliar a disponibilidade dos serviços de atendimento aos clientes nacionais e internacionais, além de dar agilidade e segurança nas operações, motivou o Grupo Cantu a investir na compra de novas soluções de software e hardware.
Com sede na cidade de Vitorino (PR), o grupo firmou parceria com a IBM.
Mas o projeto de otimização do ambiente de TI foi conduzido pela AMM Paraná, parceira de negócios da “Big Blue” na região.
O Grupo Cantu atua como importadora e distribuidora de alimentos, com foco nas áreas de hortifrutigranjeiros, transporte, importação e comercialização de alimentos.
A sua estrutura contempla 14 filiais nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, por meio das quais abastece todo o mercado brasileiro. O grupo mantém relações comerciais em países como Chile, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Nova Zelândia, China, Peru, Bolívia, França e Portugal.
Por conta disso, a agilidade na troca de informações e a segurança na entrega de dados foi uma das prioridades do projeto.
Para a sua condução, foram adquiridos sistemas de armazenamento Storwize V7000, servidor IBM System x3550 (para virtualização de dados), uma biblioteca de fica IBM TS3100 para backup (com software Tivoli Storage Manage, para garantir a gestão e disponibilidade dos dados) e um servidor Power 740 com dois processadores e 256 GBytes de memória, para processamento das bases de dados.
O objetivo foi garantir melhorias em execuções de rotinas diárias, especialmente na área de vendas, que enfrentava problemas de lentidão em algumas aplicações, revela André Góes, diretor comercial da AMM Paraná.
“A empresa [Cantu] estava atingindo seu limite de capacidade de armazenamento de dados. Em pouco tempo, isso geraria instabilidade no sistema e problemas na disponibilidade dos serviços”, explica.
Segundo ele, através da virtualização e expansão do ambiente de TI, operações fundamentais para o Grupo Cantu foram resguardadas – entre elas o atendimento remoto a clientes, que depende da ampla capacidade de entrada e saída de dados proporcionada pela nova solução.
Para Edemir Sufiati, gestor de infraestrutura do Grupo Cantu, o ganho de performance nas atividades exercidas pelas empresas do grupo influenciou diretamente na satisfação dos clientes finais, que passaram a ser atendidos com mais agilidade e confiabilidade.
“Após a implantação do projeto, conseguimos também reduzir muito o prejuízo causado por tempo de serviços parados ou indisponíveis, o que trouxe um retorno bastante positivo perante o investimento”, afirma.
Uma redução do consumo de energia também está prevista. “Estudos feitos internamente apontam que, já no próximo ano, teremos uma economia interna maior, especialmente em horários de pico, nos quais há um problema generalizado de fornecimento”, acrescenta.

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