A Amazon recebeu patente de uma tecnologia para malha rodoviária que controla carros e caminhões de auto-direção, mesmo em pistas que podem ir nos dois sentidos ou reversíveis.
As faixas reversíveis indicam uma mudança no sentido de tráfego devido a um problema de sobrecarga de trânsito, tornando-se uma zona de desastre potencial para carros autônomos, que ainda não foram programados para entender os sinais.
Na patente, a Amazon descreve uma rede que pode se comunicar com veículos autônomos e ajustar mudanças no fluxo de tráfego. Isso é particularmente importante para veículos autônomos viajando através estradas com as leis de trânsito não autorizadas para esse tipo de condução.
O objetivo da empresa, segundo analistas, é criar sua própria rede de logística e controlar ainda mais o processo de entrega.
Em dezembro, a varejista on-line comprou milhares caminhões para levar mercadoria de um centro de distribuição para outro. A Amazon provavelmente está planejando usar veículos autônomos de entrega para eliminar o custo de contratação de motoristas.
A patente também indica que o sistema de gestão da estrada vai ajudar "atribuir" pistas para veículos autônomos, dependendo para onde o veículo está indo ou se seria melhor evitar o tráfego.
É um sistema semelhante para as plataformas de nuvem que montadoras e empresas de tecnologia estão criando para que veículos possam se comunicar, com os padrões de tráfego, estatísticas de segurança e outras informações.
A principal diferença é que a rede proposta é que teria ser pertencente e operado pela Amazon, não por cada montadora individual, apesar de ter sido projetada para que veículos de qualquer montadora possa tirar proveito da tecnologia.