Empresas criam 1ª Associação Brasileira de Inteligência Artificial

2

Um grupo de 16 empresas com atuação no setor de Inteligência Artificial no Brasil acaba de anunciar a criação da primeira entidade representativa do setor. A Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), reúne tanto startups quanto empresas já consolidadas no setor.

Existem hoje cerca de 40 empresas iniciantes que se dedicam exclusivamente a criar ou aplicar soluções de AI no Brasil para aumentar a eficiência em setores como seguros, marketing digital, varejo, agronegócios, educação, saúde, legislação, transportes, serviços financeiros e linguagem natural.

Na avaliação do presidente da ABRIA, Yan Di, a criação da entidade permitirá somar esforços entre as empresas brasileiras que atuam no setor, ampliar a troca de informações entre players nacionais e acelerar a adoção de plataformas de AI que melhorem a produtividade da economia brasileira. "Estudos internacionais indicam que a aplicação de soluções de AI geram, em média, um aumento de 40% na produtividade das empresas que a adotam. Em segmentos como o varejo, por exemplo, este ganho chega a 60%, acelerando a tomada de decisões e auxiliando na prospecção de novos clientes", afirma.

Para o CEO da Nama, Rodrigo Scotti, a iniciativa integrará a comunidade desenvolvedora e tornará mais palpável para a população a tecnologia em Inteligência Artificial genuinamente brasileira. "Queremos que as boas práticas em Inteligência Artificial sejam cada vez mais disseminadas na sociedade e possam ajudar muitas pessoas em suas atividades cotidianas", comenta.

Entre as atividades já definidas na agenda da entidade estão a produção do primeiro mapa público do setor de Inteligência Artificial no Brasil, identificando as startups em ascensão, empresas internacionais operando no Brasil e projetos de pesquisa nos setores acadêmicos. Veja abaixo os sócios fundadores da ABRIA. Mais informações podem ser obtidas no email contato@abria.com.br.

Empresa Atuação
1 – Baidu Multinacional; líder global em inteligência artificial
2 – Nuveo Empresa brasileira; automatiza coleta e análise de dados
3 – MeCasei Pesquisa de preços e organização de eventos por AI
4 – Dataholics Análise de risco de crédito e segmentação para marketing
5 – Nexus Edge IA proprietária para publicidade
6 – Directtalk Processamento em linguagem natural
7 – Hekima Solução de Big Data e Inteligência Artificial
8 – Neurologic Pesquisas de mercado e análises de dados
9 – Horizonfour Análise de dados para ações de marketing
10 – Mvisia Máquinas de visão para seleção de produtos no meio agrícola
11 – Allgoo Análise de dados para o mercado de investimentos
12 – Docbot Plataforma de assistentes virtuais (BOTS) de saúde e bem-estar
13 – Intexfy Aplicações de inteligência artificial para vendas
14 – Nama Chatbots que compreendem a linguagem humana
15 – Fhinck AI para aumentar a produtividade das operações de suporte e backoffice
16 – Geofusion Location analytics para decisões de negócio

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente iniciativa. Deixo meu questionamento pra começarmos a aplicação de tecnologia de amenizar e até mesmo substituir necessidades humanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.