A Accenture e a Thales estão demonstrando no Farnborough Air Show um novo sistema baseado em blockchain que poderia ajudar a proteger e agilizar as complexas cadeias de fornecimento globais que apoiam a indústria aeroespacial e de defesa (A&D.
Baseado no Hyperledger Fabric, hospedado pela Linux Foundation, o protótipo combina blockchain, internet das coisas e outras tecnologias inovadoras – incluindo a solução de função física não-clicável (PUF) da Thales para chips de silício e cryptoseals à prova de violação da Chronicled – para rastrear e autenticar peças e materiais de aeronaves.
Desenvolvida em conjunto pela Accenture e pela Thales como parte do programa de inovação digital da Thales, a solução oferece uma visão única e compartilhada da cadeia de suprimentos – e uma trilha de auditoria imutável – para parceiros fornecedores, fabricantes e operadores.
"A indústria aeroespacial e de defesa tem uma das cadeias de suprimentos mais vastas e complexas do mundo", disse John Schmidt, diretor global de gerenciamento para as operações aeroespaciais e de defesa da Accenture. "A tecnologia Blockchain oferece uma maneira nova, elegante e segura para a indústria rastrear e rastrear uma infinidade de componentes, ao mesmo tempo em que impede a falsificação e melhora os recursos de manutenção. Usado em combinação com tecnologias como gêmeos digitais e fios digitais, blockchain poderia ser uma inovação revolucionária para este setor."
"Identificar produtos falsificados e de mercado cinza na cadeia de fornecimento de A & D pode ser um desafio", disse Gareth Williams, vice-presidente de comunicações seguras e sistemas de informação da Thales UK. "O uso do blockchain em combinação com criptoseals e funções fisicamente desarticuláveis ??permite que você construa um histórico confiável por trás das peças. Esta demonstração baseia-se na forte relação que a Accenture e a Thales criaram no desenvolvimento de soluções digitais inovadoras para uma variedade de setores."