Asco adota supercomputador bullx da Bull

0

A Asco, empresa belga que há 60 anos fabrica peças e materiais para a indústria aeronáutica, selecionou um supercomputador bullx para rodar suas simulações.
Para os seus projetos comerciais e de pesquisa e desenvolvimento, o escritório de design da Asco precisa realizar cálculos complexos. Durante anos, eles não tiveram poder de processamento suficiente para fazer isso. “Alguns cálculos demoravam cerca de 20 anos para serem feitos”, lembra Marc Mineur, responsável pelo grupo de Engenharia de Esforço da Asco. “E o pior, a configuração existente não nos permitia fazer cálculos remotamente, por exemplo, em um parceiro ou cliente”. 

A Asco selecionou a plataforma bullx da Bull pelo seu desempenho e eficiência. “Estávamos procurando poder de processamento, sem necessidade de nada muito específico”, acrescentou Marc Mineur. “A natureza modular do bullx foi um diferencial importante.” Duas empresas belgas do setor aeroespacial, a Sonaca e a Cenaero, já havia optado por soluções Bull.
A Serviware, subsidiária da Bull especializada em soluções de Computação de Alto Desempenho (HPC), é responsável pela instalação e manutenção do sistema bullx. Uma parte significativa dos cálculos agora é feita pelo menos três vezes mais rápido que antes. 

A configuração atual do bullx compreende 4 CPUs (com 12GB de RAM e 2 discos externos de 300GB) para cuidar dos cálculos, além de 16 CPUs (com 48GB de RAM e 256GB de armazenamento SSD e 5 discos SSD de 256GB cada). O sistema roda em RedHat Linux.

“Agora temos poder de processamento suficiente, mas se quisermos poderemos aumentar esse poder facilmente no caso de expansão da nossa equipe de engenheiros”,  finaliza Marc Mineur.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.