Empresas de TIC de Campinas alcançam R$ 1,5 bilhão em 2012

0

As empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) sediadas em Campinas e região alcançarão em 2012 a marca de R$ 1,5 bilhão em faturamento anual, o que representa um crescimento de 25% sobre o ano de 2011. É o que aponta levantamento feito pelo Núcleo Softex Campinas – associação das empresas de software que atua na cidade e no interior de São Paulo – com base na expectativa de faturamento de 140 empresas associadas com sede na região.

De acordo com Fábio Pagani, fundador e consultor do Núcleo Softex Campinas, o bom resultado é fruto da expansão das empresas no mercado interno, e também da manutenção dos níveis de exportação. “Mesmo com um cenário internacional negativo e o agravamento da crise europeia, as empresas associadas continuaram exportando tecnologia de alto valor agregado”, afirma.

A geração de empregos acompanhou a evolução dos negócios na região e o crescimento médio da quantidade de postos de trabalho também foi da ordem de 25%.

Força política

Um dos principais objetivos do Núcleo em 2013 será estreitar as relações com as novas lideranças políticas da região.

“A história mostra que três fatores são fundamentais para o desenvolvimento de um polo tecnológico: a existência de empresas maduras, um forte ambiente acadêmico e apoio político, que é fundamental para que sejam criadas medidas de incentivo ao ecossistema. Este terceiro pilar foi esquecido nos últimos anos, o que impediu o polo de desenvolver-se ainda mais”, explica Pagani.
               
Ele ressalta que a maior proximidade do novo prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), com o cenário da tecnologia faz com que os representantes do setor estejam otimistas para os próximos quatro anos. “O novo prefeito já está ciente da existência de projetos importantes para o setor de TIC, como a ampliação dos programas de formação de profissionais e a criação de um polo tecnológico no Centro de Campinas, o que favorecerá as empresas e também contribuirá para a revitalização da região. Aguardamos agora o posicionamento do novo prefeito sobre nosso setor.”, completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.