As empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) sediadas em Campinas e região alcançarão em 2012 a marca de R$ 1,5 bilhão em faturamento anual, o que representa um crescimento de 25% sobre o ano de 2011. É o que aponta levantamento feito pelo Núcleo Softex Campinas – associação das empresas de software que atua na cidade e no interior de São Paulo – com base na expectativa de faturamento de 140 empresas associadas com sede na região.
De acordo com Fábio Pagani, fundador e consultor do Núcleo Softex Campinas, o bom resultado é fruto da expansão das empresas no mercado interno, e também da manutenção dos níveis de exportação. “Mesmo com um cenário internacional negativo e o agravamento da crise europeia, as empresas associadas continuaram exportando tecnologia de alto valor agregado”, afirma.
A geração de empregos acompanhou a evolução dos negócios na região e o crescimento médio da quantidade de postos de trabalho também foi da ordem de 25%.
Força política
Um dos principais objetivos do Núcleo em 2013 será estreitar as relações com as novas lideranças políticas da região.
“A história mostra que três fatores são fundamentais para o desenvolvimento de um polo tecnológico: a existência de empresas maduras, um forte ambiente acadêmico e apoio político, que é fundamental para que sejam criadas medidas de incentivo ao ecossistema. Este terceiro pilar foi esquecido nos últimos anos, o que impediu o polo de desenvolver-se ainda mais”, explica Pagani.
Ele ressalta que a maior proximidade do novo prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), com o cenário da tecnologia faz com que os representantes do setor estejam otimistas para os próximos quatro anos. “O novo prefeito já está ciente da existência de projetos importantes para o setor de TIC, como a ampliação dos programas de formação de profissionais e a criação de um polo tecnológico no Centro de Campinas, o que favorecerá as empresas e também contribuirá para a revitalização da região. Aguardamos agora o posicionamento do novo prefeito sobre nosso setor.”, completa.