Foxconn fecha fábrica em Manaus e demite 200 empregados

0

A subsidiária brasileira da Foxconn, fabricante chinesa de eletrônicos em regime de terceirização, principal fornecedora da Apple, além da Nokia, Dell, HP e Sony, anunciou na última sexta-feira, 14, o fim das operações da fábrica que mantinha em Manaus, localizada no Polo Industrial. A unidade é responsável pela injeção de plástico dos telefones celulares da Nokia.

Em comunicado, a empresa afirma que o fechamento da planta industrial foi motivado por uma mudança no Processo Produtivo Básico (PPB) "que afetou todo o setor de termoplástico e sua cadeia produtiva". "A mudança do PPB de terminal portátil de telefonia celular viabiliza a compra de insumos plásticos, antes produzidos em Manaus, por importados", disse a companhia na nota.

A Foxconn disse ainda no comunicado que “presa pelo compromisso de honrar e seguir todas as obrigações legais com relação a seus colaboradores e fornecedores”, e acrescentou que o “departamento de recursos humanos trabalha junto com grupos locais a fim de possibilitar o reaproveitamento e a recolocação da mão de obra dispensada em outras fábricas ou em outras unidades da própria empresa”. Segundo a nota, o fechamento da fábrica em Manaus não afetará ou terá implicações na planta industrial de câmeras fotográficas no Amazonas e nas outras seis unidades que a empresa tem em São Paulo.

A unidade, que estava em operação há cinco anos, tinha cerca de 200 trabalhadores. Na verdade, eles eram remanescentes dos cerca de 800 trabalhadores que foram demitidos pela empresa no início deste ano. Procurada pela reportagem de TI INSIDE Online, a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou as demissões, afirmando que todos os funcionários da fábrica foram desligados. "Estamos tentando parcerias com empresas locais de recrutamento e transferência para as demais unidades da empresa para aqueles colaboradores que tiverem interesse em se mudar", diz o comunicado.

Atualizado às 10h50 do dia 18 de dezembro de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.