Como parte da estratégia mundial da empresa, a Softtek, fornecedora dedicada a maximizar o valor das aplicações de negócios, têm direcionado suas ações no Brasil para a conquista do CMMI nível 5 (Capability Maturity Model Integration), nos próximos dois anos. Com o modelo de referência, um dos mais importantes dentro da área de Tecnologia da Informação, a operação brasileira elevará sua equipe a um novo patamar na realização de projetos e qualidade de serviços.
Para isso, a área de Qualidade da Softtek Brasil tem focado na mudança de cultura da empresa, adoção de práticas globais e, principalmente, no modelo 'One Softtek', que consiste na importação e exportação das melhores iniciativas entre as suas operações, com o objetivo de se adotar um modelo estratégico e eficaz, aplicável a todas as localidades, garantindo o mesmo atendimento em qualquer parte do mundo.
De acordo com Sérgio Zolezzi, diretor de Qualidade da Softtek para América do Sul, o foco da empresa vai além da conquista do modelo de referência. “Nossa preocupação maior é garantir melhorias contínuas tanto para a Softtek quanto para os nossos clientes, fazendo da companhia uma empresa altamente eficiente. Com o CMMI nível 3, que conquistamos este ano, estamos muito mais aptos para identificar problemas e propor ações para repará-los, diante de um projeto, além de entrar com mais força em concorrências locais. Por isso, o nosso foco agora é obter o nível máximo desse modelo, como já temos no México e nos EUA, e estar à frente em concorrências globais”.
O processo para a obtenção do CMMI nível 3 no Brasil durou cerca de nove meses. Com o modelo, a empresa está ainda mais habilitada para participar de concorrências junto a grandes companhias de porte significativo no mercado, que exige o certificado nível três.
“Hoje, além de ser um diferencial competitivo, o CMMI tem se tornado, cada vez mais, uma exigência no mercado de TI, inclusive pela maturidade que a área tem conquistado. Para a Softtek, a aquisição dessa certificação valida o nosso modelo operacional e demonstra que a empresa está aderente ao mercado e alinhada aos padrões da indústria”, diz Alexandre Hernandes, diretor de AMS/DEV da Softtek.
Desenvolvido pelo Software Engineering Institute (SEI), o CMMI é um conjunto de modelos e boas práticas reconhecido mundialmente por atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização. Ele é uma evolução do CMM e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativa, integrando diferentes modelos e disciplinas.
Além do CMMI nível 3, a Softtek Brasil possui, há seis anos, o certificado ISO 9001 para Desenvolvimento, Manutenção e Suporte de Aplicações no Brasil.