No segundo semestre desse ano, o Itaú Unibanco deverá migrar todos seus sistemas e serviços para o novo data center, inaugurado em maio de 2015 e projetado para processar e armazenar 25 vezes da capacidade atual, além de suportar até 2050 o crescimento do processamento das transações bancárias e reduzir em 43% o custo de consumo de energia elétrica.
As informações fazem parte do relatório anual da holding do banco, que revela ainda que hoje 67% das transações foram feitas por canais digitais, o que representa 8,9 bilhões de transações, crescimento de 23% em relação ao ano anterior. Isso significa que mais de 40% dos correntistas pessoas físicas e 60% das pessoas jurídicas, acessam os serviços bancário por meio digital.
Desse total, o canal mobile representa 17% das preferências dos correntistas, um crescimento de 5% de participação em relação ao ano anterior. Depois de instituir o projeto Agência Digital, que estende o tempo e o modo de relacionamento com os clientes, o banco atingiu a marca de 1,1 milhões de atendimentos através deles em 2015.
Meios de pagamento
Através de sua empresa de meios de pagamento Rede, no ano passado, processou 4.028 milhões de transações em cartões de débito e crédito, um aumento de 4,4% em relação a 2014. O valor transacionado de cartões de crédito foi de RS$ 249,7 bilhões, crescimento de 7,8% em comparação com o ano anterior. Em cartões de débito, o valor transacionado atingiu RS$ 133,4 bilhões, 34,8%%, aumento de 5,9% em relação ao ano anterior.
O relatório diz ainda que a Rede fez um acordo exclusivo com a Poynt Co, para distribuir a partir desse ano, um novo modelo de terminal para aceitar pagamentos em cartão no varejo. Essa fornecedora de terminais foi fundada por Osama Bedier, responsável pelo projeto da Google Wallet e ex- executivo da PayPal.
Redes Sociais
O relatório afirma que no ano passado, a instituição continuou a ser o maior canal de vídeos do YouTube, também o maior do segmento financeiro globalmente, atingindo mais de 192 milhões de visualizações até dezembro de 2015.
Em 2015, o banco atingiu a marca de 7,6 milhões de fãs no Facebook, uma das 15 marcas com mais adeptos no mercado brasileiro e a maior comunidade no setor bancário mundial, de acordo coo instituto de pesquisa SocialBakers. Têm também 594 mil seguidores no Twitter e 64, sete mil no Instagram.
As interações com o publico nessas redes, contabilizaram mais de 549 mil menções sobre o Itaú Unibanco, 74% dos quais positivos e neutros, de acordo com a consultoria de negócios e inteligência de mercado Gauge.
Outro destaque foi a parceria feita com o fundo Redpoint eventures para criação do Cubo, inaugurado em setembro de 2015, um centro de fomento de empreendedorismo tecnológico na capital paulista, que oferece espaços de coworking, atividades de educação e networking e tem como objetivo contribuir de forma estruturada para a disseminação de iniciativas inovadoras e transformadoras.
O Banco informa ainda, que em 2016 deverá entrar em operações uma nova empresa GIC – Gestora de Inteligência de Crédito, estruturada como uma sociedade anônima, com participação de mais 4 instituições bancárias, detendo cada uma igualmente 20% do futuro negócio.
A GIC desenvolverá um banco de dados com o objetivo de agregar, conciliar e tratar informações cadastrais e creditícias dos clientes, permitindo o desenvolvimento e alcance de maior eficiência na gestão de crédito. A operacionalização técnica será implementada pelo parceiro tecnológico ,LexisNexis Risk Solutions, escolhido no último dia 21 de janeiro, que será responsável pela plataforma através de contrato de prestação de serviços.