Sistema e-Fisco de Pernambuco ganha funcionalidade que permite consultas à NF-e

0

Os contribuintes de Pernambuco já podem fazer consultas e downloads de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) que emitem e recebem graças a uma nova ferramenta implementada pela Secretaria da Fazenda no sistema e-Fisco.

A novidade permite, também, o acompanhamento de todas as notas fiscais eletrônicas emitidas e recebidas, bem como o seu arquivamento de forma segura. Outra vantagem é que os contribuintes passam a ter maior acesso às informações das operações realizadas.

“Antes, estes dados poderiam ser armazenados pela empresas, mas não de forma segura, ficando, porém, susceptíveis a perda. Isso vinha gerando vários processos de solicitação de informação para a Secretaria da Fazenda”, revela Lissandra Andrade, gestora de Sistemas Tributários NF-e/CT-e.

Segundo ela, com a nova funcionalidade, o trabalho do contador, principalmente, será otimizado no cumprimento das obrigações com o Fisco. “Esta funcionalidade representa um avanço, sendo de muita importância para o contribuinte”, acrescenta. 

Conforme o Decreto 31162/2008, o emitente e o destinatário das mercadorias são obrigados manter em arquivo digital a NF-e pelo prazo estabelecido na legislação, para apresentá-lo quando solicitado pela Secretaria da Fazenda.

A consulta pode ser feita utilizando o certificado digital da empresa, do sócio ou do contador cadastrado no e-Fisco. Para utilizar a ferramenta, o contribuinte deve acessar a ARE Virtual pela página da Secretaria da Fazenda na internet, efetuar o login com o CPF e certificado digital correspondente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.