ODATA anuncia novas lideranças para ESG

0

A ODATA, provedora brasileira de data centers, anuncia Carolina Maestri como nova diretora de ESG e Claudio Oyarzun assumindo a gerência da área. Ambos chegam com o objetivo de dar continuidade ao trabalho que está sendo feito e aprimorar as iniciativas sociais, ambientais e de governança da empresa. "O ESG sempre foi uma das nossas prioridades, por isso, neste ano, decidimos optar por uma liderança centralizada e robusta. Focaremos em inovações tanto para eficiência energética quanto para sustentabilidade e segurança do trabalho", conta Ricardo Alário, CEO da companhia.

Com passagem pelo Grupo Boticário como Head de ESG, a executiva irá comandar os setores de ESG e EHS, que continuará sobre a liderança de Alário e já conta com onze colaboradores. A estratégia da Carolina é ter uma atuação multidisciplinar e que envolva todo o time. "Quero fazer com que o tema esteja integrado no processo decisório da ODATA. Somos uma empresa de tecnologia que busca um desempenho mais sustentável no mercado. Queremos potencializar o impacto da companhia, trazendo ainda mais valor por meio de iniciativas de ambientais e sociais. Queremos a ODATA cada vez mais disruptiva e avançando nesta área", afirma Maestri.   

Claudio Oyarzun, que já teve experiência em empresas como Syngenta, Monsanto, Bayer e Inca Construtora, estará na gerência do setor de EHS, com forte atuação em Segurança e Saúde do Trabalho. Ele seguirá com os projetos que já estão em andamento, como o ODATA+Segura, e implementará novas políticas de saúde, segurança e meio ambiente, além de acompanhar os procedimentos de inspeções dentro dos data centers para determinar fatores e riscos de acidentes.  A ideia é reduzir e até mesmo zerar acidentes entre os profissionais.  

"Quero aproveitar o bom trabalho feito até agora e esta oportunidade para implementar planos que mantenham o ecossistema de data center seguro para os colaboradores, clientes e também para as nossas visitas. Vamos alinhar, juntamente com os nossos líderes, o compromisso com a segurança, saúde e cuidado com o meio ambiente, em toda a nossa cadeia de valor, ponta a ponta, e em todas as operações  e sites que atuamos. Além disso, faz parte do nosso trabalho engajar os fornecedores para que consigamos parceiros com os mesmos requisitos de EHS que temos. Da mesma forma que nossos clientes elevam a barra de exigência a cada novo ciclo, devemos perpetuar essa exigência e engajamento para nossa cadeia", explica Oyarzun.  

Formada em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da USP com Mestrado em Inovação pela Université De Versailles Saint-Quentin-En-Yvelines e MBA na University of Michigan, Carolina Maestri possui mais de 15 anos de experiência no mercado, onde teve uma passagem relevante pela ODATA, em 2017, como Strategy Summer Associate.   

 Já Claudio Oyarzun possui 18 anos de experiência no mercado de Segurança, Saúde e Meio Ambiente. É graduado em Engenharia de Saúde, Segurança do Trabalho, Qualidade e Meio Ambiente pela INACAP (Chile), Pós-Graduado em Liderança e Inovação e possui diploma em Responsabilidade Social Corporativa pela Universidade Adolfo Ibáñez (Chile). Além de ser certificado como Auditor Interno do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.   

"A chegada da Carolina e do Claudio irá contribuir para estruturar a área de ESG e nos ajudar na implementação de uma série de projetos que estão dentro desta pauta, como iniciativas de energia renovável, circularidade de resíduos sólidos, desenvolvimento de nossos colaboradores e comunidades do entorno de nossas operações. Estamos sempre disponíveis para identificação e mitigação de novos riscos e discussão de maneiras mais seguras e mais sustentáveis de realizar o trabalho. Essa interação ocorre de maneira orgânica todos os dias, agora iremos dar ainda mais ênfase ao setor. Na ODATA, entendemos que é preciso ir além, passando por avaliações externas que comprovam o compliance com os temas de EHS/ESG, necessários para validar que a empresa é o que diz ser", finaliza Ricardo Alário.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.