O WeChat da Tencent, o Tsinghua China Data Center da Universidade de Tsinghua e o Instituto de Pesquisa Social da Tencent divulgaram em conjunto um relatório intitulado "A Pandemia de 2020 e o Relatório de Economia do Código QR", mostrando que, como parte importante da economia digital, a economia do código QR do WeChat tem desempenhado um papel efetivo em amortecer o impacto negativo da pandemia do COVID-19.
No primeiro trimestre, a economia do WeChat QR Code aumentou 25,86% em valor em relação ao ano anterior, apesar do difícil ambiente macroeconômico. Durante o período de pandemia (incluindo dados de 2020 de 23 de janeiro a 6 de maio), governo, empresas e indivíduos usaram os códigos QR do WeChat mais de 140 bilhões de vezes no total, o que, em média, ajudou cada pessoa a economizar 29,2 horas.
O QR Code Economy é um novo modelo econômico que constrói uma conexão digital onipresente entre pessoas, coisas e lugares usando digitalizações de código convenientes no ecossistema WeChat, composto por contas oficiais, mini Programas, WeChat Pay e WeChat Work.
De compras, governança digital a empreendedorismo na plataforma WeChat, a QR Code Economy permeia todas as operações econômicas e sociais com o conceito de "tornar a conexão mais fácil e a tecnologia mais inclusiva". A escala da economia do QR Code impulsionada pelo WeChat em 2019 atingiu 8,58 trilhões de yuans, o que gerou 29,63 milhões de oportunidades de emprego no total.
O relatório ressalta que, durante a pandemia do COVID-19, os códigos QR não apenas ajudaram a garantir o fluxo suave de informações, mas também reduziram o custo da prevenção de pandemia e orientaram a alocação ideal de recursos sociais. A pandemia acelerou os processos de digitalização em todas as áreas da sociedade, e a economia do QR Code deve crescer em conjunto com a demanda por nova infraestrutura digital.
Alguns números de destaque do relatório:
(1) O ecossistema WeChat agora consiste em 1,2 bilhão de usuários ativos mensais, mais de 20 milhões de contas oficiais, mais de 1 milhão de mini programas com 400 milhões de usuários ativos diários, mais de 1,5 milhão de desenvolvedores terceirizados e 60.000 prestadores de serviços.
(2) Os Códigos de Saúde Tencent agora cobrem quase 1 bilhão de pessoas e foram mostrados mais de 9 bilhões de vezes no total, com 26 bilhões de visitas cumulativas aos mini programas relevantes.
(3) Mais de 10 bilhões de yuans em vale de gastos com pagamento WeChat foram anunciados ou distribuídos pelos governos locais, incluindo Hunan , Zhejiang e Guangdong , que efetivamente ajudaram a aumentar os gastos e ajudar as PME. Em Wuhan sozinho, os comprovantes geraram (RMB) 400 milhões de yuans no valor do consumo no mês passado, ou 11,4 vezes o valor voucher.
(4) Mais de 45.000 Mini Programas de serviços municipais foram visitados 5,4 bilhões de vezes no total em 2019. Cerca de 100 foram adicionados recentemente durante a pandemia de 2020.
(5) Aproximadamente 800 Mini Programas relacionados à assistência médica foram adicionados durante a pandemia, e o número de usuários da categoria aumentou 347%. Mais de 1.000 hospitais atenderam 130.000 consultas de saúde via WeChat Work.
(6) O WeChat Mini Programs, que registrou um valor de transação de mais de RMB 800 bilhões em 2019, ajudou as empresas a encontrar novas receitas on-line no período de bloqueio do COVID-19 em 2020. Em fevereiro, sete comerciantes registraram vendas mensais de mais de 100 milhões de RMB em seus Mini Programas e alguns viram aumentos de vendas de 1100% em comparação com dezembro.