A Symnetics, empresa de consultoria em gestão estratégica, contratou a Proxis para limpar, reestruturar e gerenciar sua base de dados. Dos 30 mil registros identificados no início do processo, em março de 2007, passou-se para 26 mil registros mais consistentes em maio, e estima-se que a redução de custos decorrente, até o momento, foi da ordem de 20%.
?Contávamos com grande quantidade de informações, mas que estavam em vários formatos (arquivos em access, planilhas, etc), sem integração e dispersas em várias bases dentro da empresa. Não tínhamos idéia de qual era a relação entre os diferentes dados e se estes estavam ou não atualizados?, lembra Patrícia Pacheco, analista de Marketing da Symnetics.
Para colocar, literalmente, ordem na casa, a empresa optou por contratar a Proxis. ?Essa empresa nos foi altamente recomendada pela agência de marketing RDois, que integra nosso rol de fornecedores, e ao verificarmos que possuía o know how e a expertise para realizar o trabalho que necessitávamos, decidimos contratá-la?, justifica Patrícia.
Inicialmente foi feita a padronização e reestruturação de toda a base e em seguida partiu-se para uma limpeza dos dados para eliminar a duplicidade de informações. Ron Seagull, vice-presidente da Proxis, explica que também está sendo feito, de forma gradativa, o enriquecimento dos dados.