A Nutanix lança o Nutanix GPT-in-a-Box, um conjunto de tecnologias utilizadas para criar aplicações baseadas em inteligência artificial O anúncio, juntamente com serviços, tem a missão de ajudar as organizações a dimensionarem e a configurarem a infraestrutura de hardware e software com a incorporação da IA.
O lançamento é capaz de implantar um conjunto de Modelos de Linguagem Grandes (LLM na sigla em inglês – Large Language Model) usando a IA de código aberto e frameworks MLOps (Machine Learning Operations) na plataforma de Nutanix Cloud Platform.
O MLOps é um processo da engenharia de Aprendizado de Máquinas que busca otimizar a ciência de dados por meio de boas práticas e modelos de Machine Learning. São os modelos de ML que tornam a aplicação, execução e uso da Inteligência Artificial (IA) nos dados um sucesso.
Assim, o Nutanix GPT-in-a-Box entrega aos clientes infraestrutura pronta para AI para ajustar e executar transformadores pré-treinados generativos (GPT na sigla em inglês – generative pre-trained transformer), incluindo LLMs na borda ou em seu datacenter.
Da transcrição automatizada de documentos internos à pesquisa em alta velocidade de conteúdo multimídia e análise automatizada, muitas organizações veem boas oportunidades de desenvolvimento e evoluções com IA, mas estão enfrentando preocupações crescentes com vazamento de propriedade intelectual, conformidade e questões de privacidade.
Além disso, organizações que buscam construir um ambiente pronto para IA esperam oferecer o melhor suporte a administradores e cientistas de dados de ML, enquanto a perspectiva de altos investimento em IA – ainda é um desafio às empresas em suas estratégias de adoção de IA e ML.
Segundo a Nutanis, a solução GPT-in-a-Box da Nutanix possui infraestrutura de IA controlada pelo cliente pronta para uso na borda ou no datacenter principal, além de permitir a execução e ajustes nos modelos de IA e GPT, mantendo o controle sobre os dados. Ainda, a fabricante fornece ofertas de segurança e proteção de dados.