A divisão de multifuncionais da Toshiba inicia uma nova fase no Brasil após a compra de sua operação pelo grupo Malca, que passa a representá-la em todo o território nacional vendendo com exclusividade os produtos da marca. O foco de atuação da empresa será o mercado de outsourcing de impressão nos setores corporativo e público.
A gigante japonesa, que fatura US$ 63 bilhões e é o oitavo maior grupo de manufatura eletrônica integrada, quer retomar seu crescimento no mercado nacional através do desenvolvimento de revendas para a distribuição de impressoras multifuncionais e térmicas.
"O foco da Toshiba é tornar a operação brasileira a maior da América Latina. E este alinhamento estratégico está atrelado a alguns fatores, como as perspectivas da retomada da economia brasileira, o reconhecimento da marca, a sua estratégia diferenciada de logística, as condições de financiamento especiais e o perfil dos equipamentos, que têm uma característica premium, ou seja, são mais duráveis, pois é o único fabricante a oferecer três anos de garantia em seu portfólio de equipamentos, o que resulta num baixo custo total de propriedade (TCO)", explica o CEO do grupo Malca, Michel Atie.
O executivo também atribui a expectativa de bons resultados nos negócios em função da Toshiba ser uma empresa que tem como lema a transparência e o respeito com os parceiros. "Esta era uma qualidade que procurávamos para firmar uma aliança", resume Atie.
Segundo o executivo, em relação às multifuncionais, não há setores específicos a serem atacados, porém, a oferta será voltada principalmente para empresas que necessitam de processos digitais, pois a fabricante disponibiliza equipamentos voltados a essa demanda. "Uma multifuncional dentro da área jurídica promoverá um workflow padronizado para a demanda deste departamento. A mesma função pode ser adotada para recursos humanos e financeiro, entre outros." Já a linha de impressoras térmicas tem como alvo os segmentos industriais, logística, varejo e saúde, que inclui farmacêuticas e hospitais.
Para esta nova etapa de atuação no país, a Toshiba soma através do grupo Malca uma operação com 200 colaboradores e 230 clientes diretos em seus contratos de serviços HaaS (hardware como serviço), tendo como alvo de crescimento a expansão via canais. De acordo com Adrian Fuentes, vice-presidente de vendas da Toshiba America Business Solution, a expectativa é que a operação brasileira tenha um crescimento expressivo por se tratar do maior mercado na região.