A 6ª edição da "Pesquisa Covid-19: como será o seu retorno aos escritórios", elaborada pela KPMG no Brasil, aponta que 85% das empresas entrevistadas pretendem variar entre trabalho remoto e presencial.
A análise, realizada entre julho e agosto de 2021 com 287 empresários de diferentes setores, aponta que 52% dos respondentes retomarão o trabalho presencial ainda no segundo semestre de 2021. Já para 40% dos entrevistados, as atividades presenciais serão retomadas no primeiro semestre de 2022.
Essa série de pesquisas da KPMG objetiva avaliar o atual momento das empresas brasileiras, incluindo suas expectativas para os próximos meses e as mudanças iminentes em suas estratégias.
O cenário do trabalho presencial e a dinâmica das organizações mudaram profundamente com o avanço da pandemia de covid-19 no Brasil. Empresas de muitos setores tiveram que se adaptar rapidamente a um esquema de trabalho que ainda estava pouco difundido: o home office.
Metade dos entrevistados consultados na pesquisa, 52%, afirma que retomará o trabalho presencial ainda no segundo semestre de 2021; 40% dos entrevistados apontam que isso ocorrerá no primeiro semestre de 2022; e 8% devem retornar apenas no segundo semestre de 2022.
Veja a pesquisa completa nesse link