A IBM fechou um contrato de US$ 217 milhões com a American Airlines e vai assumir toda a gestão de Recursos Humanos (RH) da companhia aérea, incluindo treinamento, recrutamento e toda o gerenciamento das equipes, que reúnem 88 mil empregados nos Estados Unidos e no Canadá. A Mercer HR Services assumirá a gestão de benefícios e pagamentos de pensão, além do gerenciamento da folha de pagamento. O contrato é de 7,5 anos.
O contrato com a American Airlines é mais um dos que a IBM vem conquistando neste segmento. Em agosto de 2006, a empresa selou contrato de terceirização com a Delta Airlines, que também inclui serviços de TI.
Também no ano passado, em julho, a IBM conquistou um outro contratou de outourcing de RH, assinado com a varejista do ramo de fármacos, a CVS Pharmacy, por q0 anos, os mesmo itens do acordo fechado com a American Airlines.
American will transfer the work currently being handled by roughly 200 of its employees via the agreement, said AMR spokeswoman Susan Gordon. A small number of those workers will be transferred over to IBM and the remaining people moved into other HR roles at the airline.
A companhia aérea irá transferor para a IBM o trabalho suportado por mais de 200 empregados. Uma pequena parte deste tipo ser incorporado pela Big Blue e a outra será absourvida pela própria empresa.
Um dos principais aspectos avaliados pela American Airlines para tomar a decisão de terceirizar a área de RH foi a capacidade de inovação tecnológica que a IBM pode impor ao departamento
O Gartner estima que o mercado de terceirização de processos de RH fechou 2006 com uma receita de US$ 24,6 bilhões, atingindo crescimento de 5% em relação a 2005. No entanto, a consultoria estima que alguns provedores de serviços podem enfrentar dificuldades de crescimentos ao longo deste ano, especialmente nos Estados Unidos.
O segmento de RH, segundo o Gartner, é o maior dentro do negócio de outsourcing, representando 18,7%, estando a administração de folha de pagamento e de benefícios entre os processos mais populares.
Estudo publicado pela Ovun, outra empresa de pesquisa norte-americana, em agosto do ano passado, apresenta a IBM no topo do ranking, seguida pela CA, Hewlett-Packard e BMC Software, como os mais agressivos na indústria de software para gestão de processos.