A Microsoft, maior fabricante global de software, concordou em pagar US $ 1,2 bilhão pela Yammer, empresa que opera uma rede social corporativa com recursos similares aos do Facebook. De acordo com site da agência Bloomberg, que cita fonte anônima familiarizada com o assunto, o negócio deverá ser anunciado até o fim deste mês de junho.
A expectativa do mercado é que, concretizada a transação, a Microsoft adicione as ferramentas sociais corporativas da Yammer às soluções empresariais do Office e do Sharepoint.
Se confirmado, o movimento segue outras aquisições anunciadas recentemente por grandes empresas de tecnologia da informação, que estão abocanhando startups como estratégia para ganhar rapidamente músculos no terreno das mídias sociais.
É o caso da Salesforce.com, que herdou ferramentas de marketing social com a aquisição da Buddy Media, por US$ 745 milhões, e da Oracle, que anunciou recentemente a compra da Vitrue e da Collective Intellect, duas empresas especializadas na análise de dados em plataformas sociais.
Fundada em 2008 por David Sacks, ex-chief operating officer (COO) da plataforma de pagamentos online PayPal, a rede corporativa da Yammer é usada por marcas como Ford Motor e eBay. Entre seus principais concorrentes, estão Jive Software, Chatter/Salesforce.com e Asana.