Com 30 anos de história, oito clínicas e um hospital oftalmológico referência em cirurgias e exames, a CERPO buscou a tecnologia como uma aliada para qualificar e ampliar o atendimento à população paulista e de várias regiões do Brasil. A instituição é um dos maiores centros de oftalmologia do país, que contratou a Teltec Solutions para realizar o projeto de modernização tecnológica.
Com o crescimento das unidades clínicas e a construção do Hospital de Olhos Paulista há três anos, ampliaram-se os desafios de gestão na operação de todo o complexo médico. Para acompanhar os investimentos em pessoas, que envolveram consultorias e treinamentos com a Fundação Dom Cabral e a definição de um planejamento estratégico de longo prazo, foi preciso ampliar a infraestrutura de tecnologia para suportar a definição de novos processos na organização. "Não adiantava ampliarmos a inteligência no negócio e na gestão se não tínhamos a infraestrutura tecnológica necessária", explica o diretor comercial da CERPO, William Fidelix.
A Teltec Solutions e a CERPO acabam de assinar um contrato que prevê o investimento de US$ 1,9 milhão para formatar e desenvolver todo o projeto de modernização tecnológica da organização. A parceria não envolve somente o corpo diretivo e colaboradores do complexo de clínicas e hospital, mas também oferece aos pacientes uma experiência de atendimento diferenciada. Quiosques serão distribuídos por todas as unidades para facilitar e agilizar o acesso às informações pelos pacientes. A humanização do atendimento de forma mais personalizada também passa pelo uso da tecnologia pelo corpo de colaboradores dos centros médicos.
Tecnologias envolvidas
O projeto de modernização envolve o uso de diversos tipos de tecnologias em todas as unidades da CERPO, como contact center, telefonia IP, virtualização de desktops, redes sem fio e cabeadas, videoconferência e educação à distância. A descentralização do acesso aos sistemas será um dos principais benefícios, pois permitirá que qualquer colaborador – médicos, enfermeiros e assistentes – tenha acesso ao seu desktop em qualquer equipamento do complexo, bem como ao seu ramal telefônico, inclusive com o uso de um smartphone. O uso racional destes equipamentos facilitará a manutenção e oferece economia de recursos e energia.
Com a ampliação da rede sem fio e cabeada será possível conectar novos equipamentos, dar acesso prático e seguro a todos os colaboradores, bem como aos pacientes que estiverem usando os serviços clínicos e hospitalares. Isso permitirá, futuramente, o investimento em soluções de healthcare, diminuindo o trâmite e armazenamento de papel, por exemplo. Por fim, clínicas e o hospital estarão conectados por equipamentos de videoconferência que irão agilizar a integração entre as unidades. Está prevista também a implantação de um portal de vídeos, com gravação de cirurgias para integrar a plataforma de educação a distância da instituição.