Mercado de CRM cresceu 15,6% em 2018, segundo o Gartner

1

O mercado global de software para gestão do relacionamento com clientes – CRM – cresceu 15,6% em 2018, movimentando US$ 48,2 bilhões. Os números são do Gartner, consultoria segundo a qual o  CRM continua sendo a categoria de software de aplicações corporativas com maior e mais rápido crescimento no cenário global.

No geral, a receita mundial do setor de software de aplicações corporativas totalizou mais de US$ 193,6 bilhões em 2018, representando um aumento de 12,5% em relação ao faturamento de US$ 172,1 bilhões obtido em 2017. O CRM representou quase um quarto dessa receita.

O Gartner indica que aproximadamente 72,9% dos investimentos em CRM, em 2018, foram no formato de Software como Serviço (SaaS), e que este índice deverá crescer para aproximadamente 75% do total das vendas de software de CRM este ano.

A expectativa é que em 2019 pontos como agilidade e flexibilidade sejam os grandes impulsionadores do setor, juntamente com a necessidade de serviços remotos e móveis no ambiente comercial.

"O crescimento nas vendas das aplicações em Nuvem caiu ligeiramente em 2018, mas continua registrando números expressivos, com alta de 20%, mantendo-se significativamente acima da taxa de crescimento geral de 15,6% registrada para o CRM", diz Julian Poulter, Analista Sênior do Gartner. "Como um precursor da oferta em Nuvem, o software de CRM provavelmente está vendo uma redução gradual nas taxas de crescimento das soluções baseadas em Cloud, devido à alta adoção".

Receita Total de Software de CRM, por Fornecedor, no Mundo em 2018 (em Dólares)

Companhia

Vendas – 2018

Participação de Mercado – 2018 (%)

Vendas – 2017

Participação de Mercado – 2017 (%)

Salesforce

US$ 9,4 bilhões

19,5%

US$ 7,6 bilhões

18,3%

SAP

US$ 4,0 bilhões

8,3%

US$ 3,4 bilhões

8,3%

Oracle

US$ 2,6 bilhões

5,5%

US$ 2,4 bilhões

6,0%

Adobe

US$ 2,4 bilhões

5,1%

US$ 2,0 bilhões

4,8%

Microsoft

US$ 1,3 bilhão

2,7%

US$ 1,1 bilhão

2,7%

Outras

US$ 28,3 bilhões

58,8%

US$ 24,9 bilhões

59,9%

Total

US$ 48,2 bilhões

100%

US$ 41,7 bilhões

100%

Fonte: Gartner (junho de 2019)

Os cinco principais fornecedores de software de CRM representaram mais de 40% do mercado total em 2018 (ver Tabela). Os cinco principais fornecedores tiveram pouca mudança no ranking em comparação com 2017, embora a Microsoft tenha subido para a quinta posição, deslocando a Genesys por pouco.

Todos os subsegmentos do mercado de CRM cresceram mais de 13,7%, com o marketing emergindo como o segmento de crescimento mais rápido, aumentando em 18,8% sua participação e representando mais de 25% de todo o mercado de CRM. O serviço e suporte ao cliente mantém sua posição número 1, contribuindo com 35,7% da receita do mercado de CRM.

"Para explorar as oportunidades significativas deste mercado, os gerentes de produto de provedores de aplicativos CRM devem duplicar as implementações em Nuvem e considerar a possibilidade de adicionar funcionalidades ao segmento de marketing, que está em rápido crescimento", explica Poulter.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário para Chatbot e CRM: como a automação para impulsionar vendas Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.