Google lança serviço de mensagens em parceria com operadoras de telefonia móvel no Brasil

4

As operadoras de telefonia Claro, Oi, TIM e Vivo lançaram comercialmente, nesta quarta-feira, 19, em parceria com o Google e fabricantes de smartphone com sistema operacional Android, como Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo, o Rich Business Messaging (RBM), uma nova plataforma de mensageria de negócios que permite oferecer mensagens personalizadas e capazes de tornar a experiência dos consumidores mais relevante, melhorando as taxas de conversão na comunicação.

Com o RBM, será possível criar mensagens com identidade visual da marca ou da empresa, enviar arquivos multimídia e GIF, além de oferecer recursos como relatórios de envio e leitura. A plataforma também permite a utilização de ferramentas que evitam fraudes, como um selo de verificação que ajudará a confirmar a autenticidade da empresa remetente e ainda conta com a proteção contra spam do RCS, que inclui alertas sobre números suspeitos.

A nova plataforma de mensageria RBM trafega sobre o protocolo Rich Communications Services (RCS), versão mais atualizada do serviço de mensagens SMS, por meio dos aplicativos Android Messages e Samsung Messages, como anunciado na região em 2017 e também a partir de um esforço conjunto do Google e da indústria de telefonia móvel brasileira. Hoje, a RCS está disponível nas 4 operadoras do país e conta com uma base ativa relevante com milhões de usuários, que cresce a cada dia com o apoio da indústria.

A plataforma RBM tem como foco conectar parceiros provedores de serviço de mensageria e empresas que optem por desenvolver experiências mais ricas no engajamento ativo com seus consumidores. Como incentiva a interação e a troca de conversas por meio de diferentes recursos, o RBM contribui para aumentar os resultados.

O serviço é oferecido comercialmente pelas operadoras através dos seus parceiros por meio de um modelo de cobrança por mensagem avulsas, e por sessão de até 24 horas, quando usuário responde a mensagens avulsas antes de 24h.

Os resultados dos testes realizados no Brasil, em campanhas distintas, superaram as expectativas. As taxas de conversão das iniciativas foram de 5 a 7.8 vezes melhores do que com o SMS. Para este lançamento, as quatro operadoras irão liberar, até o final do ano, o uso de sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde enviar informações e orientações relacionadas à COVID-19.

Além disso, não será descontado o tráfego de dados dos usuários que utilizarem o Mensagens para se comunicar por RCS.

A adoção do RCS/RBM é simples e direta. Usuários que já possuem o aplicativo Mensagens do Android, nativo na maioria dos dispositivos, só precisam ativar a funcionalidade de Chat (RCS) em Configurações. Já as empresas poderão ter acesso automático aos serviços do RBM por meio das atualizações do aplicativo. O aplicativo Android Mensagens também está disponível para download gratuito no Google Play. Basta instalar e definir como seu app padrão de SMS/RCS.

4 COMENTÁRIOS

  1. […] O Google lançou no Brasil um novo serviço de mensagens em parceria com as operadoras de telefonia Claro, Oi, Vivo e TIM. A proposta é oferecer uma nova plataforma que permita enviar mensagens personalizadas e capazes de tornar a experiência dos consumidores mais relevante, melhorando as taxas de conversão na comunicação. Saiba mais: https://bit.ly/2Q9YXOx […]

  2. […] O Google lançou no Brasil um novo serviço de mensagens em parceria com as operadoras de telefonia Claro, Oi, Vivo e TIM. A proposta é oferecer uma nova plataforma que permita enviar mensagens personalizadas e capazes de tornar a experiência dos consumidores mais relevante, melhorando as taxas de conversão na comunicação. Saiba mais: https://bit.ly/2Q9YXOx […]

  3. […] O Google lançou no Brasil um novo serviço de mensagens em parceria com as operadoras de telefonia Claro, Oi, Vivo e TIM. A proposta é oferecer uma nova plataforma que permita enviar mensagens personalizadas e capazes de tornar a experiência dos consumidores mais relevante, melhorando as taxas de conversão na comunicação. Saiba mais: https://bit.ly/2Q9YXOx […]

  4. […] O Google lançou no Brasil um novo serviço de mensagens em parceria com as operadoras de telefonia Claro, Oi, Vivo e TIM. A proposta é oferecer uma nova plataforma que permita enviar mensagens personalizadas e capazes de tornar a experiência dos consumidores mais relevante, melhorando as taxas de conversão na comunicação. Saiba mais: https://bit.ly/2Q9YXOx […]

Deixe um comentário para Portal CREA-SP – Notícias – Área Tecnológica na Mídia 17/08 a 21/08/2020 – AEATS Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.