Sudeste perde relevância no varejo online mas ainda lidera com 61,72%

0

As datas comerciais em 2019 superaram as expectativas do varejo digital e o varejo virtual encerrou o ano com previsão de crescimento. A Social Miner, empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados, lançou o seu Relatório de Comportamento do Consumidor Brasileiro em 2019, que revela detalhes sobre o desempenho das lojas online ao longo do ano e insights sobre o comportamento dos consumidores no período. Para isto, a empresa analisou sua base – composta por mais de 41 milhões de cadastros dos brasileiros – entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019.

A pesquisa revelou que as pessoas que se declararam do gênero feminino foram as que mais compraram no ano passado, com 60,8% dos pedidos feitos, deixando os homens com representatividade de 39,2%. Outro aspecto analisado no relatório é por qual dispositivo os brasileiros compraram algum produto online. A conclusão é que os computadores – desktop – ainda são os mais usados para compras pela internet e, em 2019, tiveram uma representatividade de 69%, enquanto apenas 31% dos consumidores optaram por comprar usando dispositivos móveis, como celulares.

Outro dado do relatório que chama atenção é a representatividade por gênero dentro de cada uma das categorias, com destaque para Beleza e Eletrônicos e Informática. Isto porque a primeira delas – Beleza – teve 84,6% das vendas realizadas pelo público feminino. Enquanto isso, na categoria de Eletrônicos e Informática a maior representatividade foi do público masculino, responsável por 93,3% das vendas da categoria.

Além disso, o relatório traz dados de vendas de categorias por dispositivo, revelando que itens de Beleza tem maior volume de vendas realizadas pelo mobile, com 39,13% dos pedidos finalizados pelo celular. Enquanto isso, a categoria de Eletrônicos e Informática apresenta o caminho inverso com 87,9% realizadas por meio do desktop.

As questões ligadas à logística e entrega ainda impactam diretamente no volume de vendas, principalmente em regiões afastadas dos pólos de distribuição, com isso, cerca de 44% dos consumidores do Norte, alegam não estar dispostos a pagar pelo valor do frete, e consequentemente desistem de comprar, segundo dados da Pesquisa sobre o perfil de compra em 2019 também realizada pela Social Miner.

No entanto, de acordo com o relatório que revela a performance dos e-commerces ao longo de 2019, apesar do Sudeste deter a maior representatividade em vendas (61,72%) no ano passado, ele perdeu relevância em relação a 2018, quando concentrava 67,29% das conversões. Por outro lado, as outras regiões do país, sem exceção, registraram um crescimento no volume de pedidos, com destaque para Sul e Nordeste, que cresceram, respectivamente, 2,44 e 1,73 pontos percentuais, passando de 12,54% para 14,98% e de 12,32% para 14,05%, de um ano para o outro, o que pode nos indicar que, pouco a pouco, o varejo virtual esteja vencendo os desafios logísticos e conquistando novos mercados no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.