Investimento em fibra ótica deve triplicar com nova linha de crédito, prevê Minicom

2

Pequenos e médios provedores de internet que atuam no Brasil deverão investir até R$ 3 bilhões em redes de fibra ótica somente neste ano — o triplo do investido no ano passado, que ficou em cerca de R$ 1 bilhão. A projeção é do Ministério das Comunicações, que aponta como principal fator para esse impulso a inclusão da fibra ótica no Finame, linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltada para a aquisição de máquinas e equipamentos nacionais. A medida deve melhorar a qualidade da internet nas cidades do interior do país.

De acordo com o diretor de Banda Larga do Minicom, Artur Coimbra, os pequenos e médios provedores de internet devem ser os mais beneficiados. Eles atuam em localidades menos atrativas para as grandes empresas e estão substituindo a tecnologia de rádio e investindo em fibra ótica, que é mais moderna e durável. "O usuário que reside no interior vai ter acesso a uma infraestrutura do mesmo porte da que se tem nos grandes centros", pontua.

O financiamento da fibra ótica e melhores condições de pagamento eram antigas reivindicações dos provedores. A tecnologia representa cerca de 20% do valor final de um projeto para levar banda larga até as residências. Segundo Coimbra, houve todo um esforço do ministério para que essa tecnologia passasse a ser financiada pelo banco. "Por orientação do ministro Paulo Bernardo, que encabeçou essa proposta, nós fizemos reuniões técnicas com o BNDES, que constatou a viabilidade de inclusão da fibra ótica no Finame", destaca.

Condições do financiamento

Financiamentos contratados por meio do Finame têm taxa de juros anuais de 4% para produtos com tecnologia nacional e 4,5% para produtos com tecnologia importada e Processo Produtivo Básico (PPB) — produção nacional. Financiamentos para produtos com tecnologia nacional podem ser quitados em até 96 meses; para produtos com tecnologia importada, o prazo é de 60 meses.

O Finame é um tipo de financiamento, por intermédio de instituições financeiras credenciadas, para produção e aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados no BNDES.

2 COMENTÁRIOS

    • Não há como precisar a data exata dessas investimentos, pois depende que quando os provedores de internet contratarão o empréstimo do BNDES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.