A DealerNet implantou a nova versão do sistema Autopart para reposição automática de peças e acessórios nas concessionárias da Volkswagen. A solução oferece mais detalhamento nos relatórios gerados via internet e compatibilidade com o novo ERP da montadora.
"Antes, o departamento de processamento de dados da concessionária recebia pela rede interna os dados codificados e, depois de decodificá-los, gerava os relatórios e os distribuía aos gerentes que checavam as informações recebidas", diz Osni de Oliveira, responsável pela implantação da nova versão. Agora a transmissão dos relatórios é feita online e disponibilizada no Portal VW. Desta forma os gerentes podem fazer a consulta diretamente de seus computadores. Cada usuário tem seu login e senha de acesso ao software para envio de dados, por exemplo, sobre vendas/faturamento, compras/recepção, movimentação de entrada e saída e devolução de estoque.
O Autopart atende a demanda das concessionárias com o suprimento automático e sugestão de pedido de peças e acessórios em um curto período de tempo. Desenvolvido pela Volkswagen, a ferramenta está disponível para toda a rede. Uma concessionária que já aderiu à nova versão foi a Fazauto, de Fortaleza (CE).
William Bonfim, consultor de processos da Fazauto, explica o funcionamento do sistema: "a concessionária faz uma venda, e neste momento o sistema grava a informação. Assim que a peça estiver se esgotando no estoque, um pedido automático é gerado para a fábrica repor o componente. Ou seja, o sistema enxerga a movimentação, faz uma parametrização das necessidades da loja e gera os pedidos e relatórios sem intervenção humana".
De acordo com ele, existem exceções, por exemplo, quando há uma solicitação de peça, cuja demanda é baixa. "Neste caso, o gerente de estoque intervém para evitar a reposição automática", finaliza.
- Gestão Avançada