Iniciado em maio do ano passado, o projeto de construção do novo datacenter da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) chega no estágio final.
A Aceco TI, responsável pela obra, programou para este final de semana o moving, ou seja, planejamento, execução tecnológica e logística da movimentação do datacenter.
Para tanto, foi feito o mapeamento de todos os equipamentos e o desenvolvimento de um cronograma específico que levou em consideração os riscos envolvidos, o backup dos arquivos e a configuração dos equipamentos.
O objetivo é minimizar os riscos envolvidos na operação, principalmente a indisponibilidade do sistema, de modo a evitar transtornos para as secretarias estaduais, principais clientes da empresa, e para a população paranaense.
De acordo com Gonçalo Sousa, gerente de moving da Aceco TI, o planejamento foi feito tendo como prioridade o tempo e a criticidade dos sistemas, de modo a preservar a disponibilidade das informações.
Com investimento na construção estimado em R$ 40 milhões, o novo datacenter vai ampliar o atendimento aos órgãos públicos estaduais do Paraná.
A instalação tem sala-cofre certificada e uma infraestrutura de energia com dupla abordagem, que inclui uma subestação dentro do próprio prédio, para eliminar o risco de interrupção de energia por ameaças externas.
A redundância, por meio de estruturas duplicadas de fornecimento de energia como geradores e sistemas no-breaks, garante 99,95% de disponibilidade das informações armazenadas no datacenter.
A parte das telecomunicações, o destaque é o uso de cabeamento categoria 6 para 6A, que aumenta em dez vezes a capacidade de tráfego de dados. Já os cabos de fibra óptica também sofreram um update e passaram de classificação OM3 para OM4, favorecendo uma maior velocidade nos tráfego de informações.