A Stefanini IT Solutions acaba de conquistar o nível 5 do Capability Maturity Model Integration (CMMI), certificado que confere à empresa um padrão de qualidade internacional na engenharia de software. A consultoria é a primeira companhia brasileira a obter o grau máximo de maturidade e passa, agora, a figurar entre as 30 empresas com CMMI 5 em todo o mundo. No Brasil, as poucas organizações que detém a certificação são multinacionais.
A certificação foi obtida na sexta-feira passada (16/12), após uma semana de avaliação pelo renomado Software Engineering Institute (SEI), por meio do escritório canadense da Procesix, empresa SEI Partner autorizada a realizar avaliações oficiais de CMMI, para garantir a credibilidade e independência da certificação frente ao mercado internacional.
De acordo com o presidente da consultoria, Marco Stefanini, a conquista do CMMI, uma versão aperfeiçoada do CMM, é resultado dos investimentos constantes que a Stefanini têm feito para promover melhorias nos serviços oferecidos no Brasil e exterior. ?Desde 2004, quando alcançou o nível 3 do CMM, a consultoria já vinha trabalhando dentro das normas definidas pelos níveis 4 e 5 da certificação. No início de 2005, promoveu as evoluções dos processos e ferramentas visando à obtenção do maior grau de maturidade?, conta.
Um passo fundamental para o grande avanço da Stefanini, segundo o executivo, foi o desenvolvimento de uma nova ferramenta para gestão dos projetos e processos, batizada de Dashboard. A solução é voltada para o processo de gerenciamento de projetos e fábricas de softwares dentro dos parâmetros estabelecidos pelo CMMI. Para Stefanini, o CMMI representa um salto importante, principalmente para o Brasil. "É um marco histórico e uma demonstração de que a capacidade empresarial e técnica do nosso país se comparam às dos gigantes mundiais da indústria de software", afirma.
A nova certificação deverá impulsionar ainda mais os negócios da Stefanini dentro e fora do Brasil. "O CMMI faz parte dos nossos planos de investimento para manter o ritmo de crescimento, que tem girado entre 20% e 30%", diz o executivo.
Com forte presença no exterior, onde está desde 1996, a consultoria reforçou sua atuação internacional com a abertura de três novas unidades: Nova York (EUA), Monterrey (México) e Roma (Itália). Para os próximos três anos, a expectativa é de um crescimento entre 50% e 70% nas operações internacionais.
A empresa conta com cerca de 3,2 mil consultores e dispõe de uma lista de 420 clientes ativos. Em 2004, registrou faturamento de R$ 210 milhões e para 2005 projeta uma receita de R$ 250 milhões.