O grupo Sonda do Chile anunciou que a partir desta segunda-feira, 21/8, sua subsidiária deixa de usar o nome Imarés, designação que utilizava após a incorporação da empresa brasileira no final do na passado.
Segundo Andrés Navarro, fundador e presidente da empresa, essa é uma estratégia de consolidar a marca corporativa na América Latina, no momento em que ela aguarda a aprovação das autoridades financeiras para lançar ações na bolsa de valores chilena.
?Deverá ser algo equivalente a 25% do capital da empresa?, informou Navarro. O grupo tem vendas anuais de US$ 350 milhões e cerca de três mil funcionários. Além da aquisição integral da Imarés no ano passado, foi incorporada em 2005 uma empresa na Colômbia e outra no México, além da operação de Serviços e Suporte Técnico da mexicana Qualita, uma das três maiores empresas daquele país no setor de gerenciamento e suporte de infra-estrutura.
Mario Navarro, presidente da Sonda do Brasil, disse que o foco da empresa é trabalhar como provedora de full outsourcing. ?Queremos mudar a imagem oriunda da Imarés como uma empresa de help desk apenas?, acrescentou.
No Chile 38% da receita da empresa é do setor de indústria e comércio; 17% do setor público; 16% do mercado de finanças. No Brasil, o perfil da receita é diferente: 32% da receita vêm do setor telecomunicações e 30% de finanças.
A empresa tem fábrica de software nos paises onde atua empregando cerca de
300 pessoas. Ela tem CMM nível 3 e deve chegar a nível 4 até o final do ano. ?Quando precisamos para um projeto que exige mais recursos de desenvolvimento contratamos uma empresa local?, disse o presidente do grupo, acrescentando que estão em busca de parceria com uma empresa brasileira na área de nota fiscal eletrônica, já que o Chile foi pioneiro na implantação dessa solução na área fiscal.