Gartner identifica cinco tendências tecnológicas que impulsionarão a inovação na próxima década

1
O relatório "As 30 tecnologias imperdíveis no Hype Cycle for Emerging Technologies, 2020", do Gartner, inclui tecnologias que permitem uma empresa composta, aspiram a recuperar a confiança da sociedade na tecnologia e alteram o estado de seu cérebro.

"As tecnologias emergentes são disruptivas por natureza, mas a vantagem competitiva que oferecem ainda não é bem conhecida ou comprovada no mercado. A maioria levará mais de cinco anos, e alguns mais de 10 anos, para atingir o Platô de Produtividade. Mas algumas tecnologias no Hype Cycle irão amadurecer no curto prazo e os líderes de inovação em tecnologia devem entender as oportunidades para essas tecnologias, particularmente aquelas com transformação ou alto impacto", disse Brian Burke, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

Por exemplo, passaportes de saúde e tecnologias de distanciamento social, ambos relacionados à pandemia COVID-19, estão acelerando no Ciclo de Hype e têm alto impacto. As tecnologias raramente entram no Ciclo de Hype no ponto em que as tecnologias de distanciamento social entraram, mas essa tecnologia tem recebido atenção extraordinária na mídia, principalmente por causa de questões de privacidade. Passaportes de saúde também são incomuns, pois tecnologias com penetração de mercado de 5-20% raramente são introduzidas, mas essa tecnologia, necessária para acesso a espaços públicos e transporte na China (Código de Saúde) e Índia (Aarogya Setu), está sendo usada por centenas de milhões de pessoas nesses países. Espera-se que ambas as tecnologias atinjam o patamar de produtividade em menos de dois anos. "

O Hype Cycle para Tecnologias Emergentes é único entre a maioria dos Hype Cycles do Gartner, porque reúne insights de mais de 1.700 tecnologias em um conjunto sucinto de 30 tecnologias e tendências emergentes. Este Hype Cycle concentra-se especificamente no conjunto de tecnologias que prometem entregar um alto grau de vantagem competitiva nos próximos cinco a 10 anos.

Cinco tendências de tecnologias emergentes

Digital me – A tecnologia está se tornando cada vez mais integrada com as pessoas para criar novas oportunidades para representações digitais de nós mesmos, como passaportes digitais e tecnologias de distanciamento social. Gêmeos digitais de humanos fornecem modelos de indivíduos que podem representar pessoas tanto no espaço físico quanto digital. A forma como as pessoas interagem com o mundo digital também está indo além das telas e teclados para usar uma combinação de modalidades de interação (por exemplo, voz, visão, gesto) e até mesmo alterando diretamente nossos cérebros.

As tecnologias a serem observadas incluem tecnologias de distanciamento social, passaportes de saúde, gêmeo digital da pessoa, gêmeo cidadão, multiexperiência e IMC bidirecional (interface cérebro-máquina).

Arquiteturas compostas – a empresa composta é projetada para responder às necessidades de negócios em rápida mudança, com recursos de negócios integrados construídos sobre uma malha de dados flexível. Uma arquitetura composta é implementada com soluções compostas de recursos de negócios empacotados. A inteligência incorporada é descentralizada e estende-se aos dispositivos periféricos e ao usuário final.

Para se tornar uma organização mais ágil, as seguintes tecnologias devem ser rastreadas: empresa combinável, recursos de negócios empacotados, fabric de dados, 5G privado, inteligência artificial (IA) incorporada e computadores de placa única de baixo custo no perímetro.

IA formativa – Este é um conjunto de IA emergente e tecnologias relacionadas que podem mudar dinamicamente para responder a variações situacionais. Algumas dessas tecnologias são usadas por desenvolvedores de aplicativos e designers de UX para criar novas soluções usando ferramentas habilitadas para IA. Outras tecnologias permitem o desenvolvimento de modelos de IA que podem evoluir dinamicamente para se adaptar ao longo do tempo. O mais avançado pode gerar modelos totalmente novos que são direcionados para resolver problemas específicos.

As empresas que procuram explorar os limites da IA ??devem considerar design assistido por IA, desenvolvimento aumentado de IA, ontologias e gráficos, pequenos dados, IA composta, ML adaptativo, aprendizagem auto-supervisionada, IA generativa e redes adversárias geradoras.

Confiança algorítmica – Os modelos de confiança baseados em autoridades responsáveis ??estão sendo substituídos por modelos de confiança algorítmica para garantir a privacidade e a segurança dos dados, fonte de ativos e identidade de indivíduos e coisas. A confiança algorítmica ajuda a garantir que as organizações não sejam expostas aos riscos e custos de perder a confiança de seus clientes, funcionários e parceiros.

As tecnologias emergentes vinculadas à confiança algorítmica incluem borda de serviço de acesso seguro (SASE), privacidade diferencial, proveniência autenticada, traga sua própria identidade, IA responsável e IA explicável.

Além do silício – Por mais de quatro décadas, a Lei de Moore (o número de transistores em um circuito integrado denso (IC) dobra a cada dois anos) tem guiado a indústria de TI. Conforme a tecnologia se aproxima dos limites físicos do silício, novos materiais avançados estão criando oportunidades inovadoras para tornar as tecnologias mais rápidas e menores.

As tecnologias críticas a serem consideradas incluem computação de DNA, sensores biodegradáveis ??e transistores baseados em carbono.

1 COMENTÁRIO

  1. […] Um relatório publicado pela consultoria internacional Gartner identifica tendências tecnológicas que impulsionarão a inovação na próxima década. A consultoria produziu o estudo "As 30 tecnologias imperdíveis no Hype Cycle for Emerging Technologies 2020". Segundo a empresa, a maioria das tendências apresentadas no documento levará mais de cinco anos para o atingir o "platô de produtividade". Saiba mais: https://bit.ly/3ld0yBt […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.