A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), uma das instituições que compõe a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), foi o primeiro órgão de segurança pública a adotar o sistema de visualização de dados Qlik, que depois foi padronizada pela SSP/SC após a implantação bem-sucedida com a PMSC.
Tal aquisição, que foi feita através da Toccato, master reseller da Qlik, proporcionou um desenvolvimento ágil para a equipe da SSP/SC na modelagem dos dados. Esse desenvolvimento permitiu que vários processos internos se tornassem mais rápidos e eficientes.
Segundo Priscila Marangoni, coordenadora de Gestão de Conhecimento da SSP/SC, a plataforma Qlik promove transparência das atividades realizadas e amplia o compartilhamento de dados e informações gerenciais. "É fato que não há mais espaço para tomar decisões sem embasamento técnico. É urgente a necessidade de qualificar a gestão da máquina pública. Nesse sentido, o uso de tecnologia de Analytics – como a plataforma Qlik – vem democratizando o acesso aos dados e promovendo aos gestores públicos agilidade e novas formas de enxergar as informações através do cruzamento e visualização de dados atualizados oriundos de diversas áreas do âmbito da Segurança Pública Catarinense", afirma Priscila.
Perácio Ferreira, diretor de Relações Institucionais da Toccato, relata que o setor público visa ferramentas de dados a favor da sociedade em várias regiões do país. "Eu vejo o setor público com muito interesse em ferramentas de economia analítica, utilizando-as em prol da sociedade", explica. Para ele, a forma que a Qlik permite a segurança dos dados é um dos pontos positivos da plataforma. "A Qlik tem dentro da própria plataforma mecanismos de proteção desses dados, de forma que só é publicado aquilo que efetivamente o órgão público quer. A ferramenta possui uma camada de proteção para evitar que esses dados vazem", diz.
A plataforma apresentou pontos positivos em diversos aspectos estratégicos da SSP/SC. Com ela, foi possível promover uma transparência das ações, tornar o modelo da instituição Data Driven, além de automatizar atividades, servindo como um software aliado dos gestores, o que possibilita que eles dediquem seu tempo em tarefas que realmente demandam seus conhecimentos.