Vonpar e Panvel selam acordo de contingenciamento de datacenter

0

A Vonpar e a Panvel, ambas do Rio Grande do Sul, assinaram um acordo de cooperação entre as suas estruturas de tecnologia da informação (TI) para contingenciamento de datacenter.
A iniciativa tem como objetivo garantir mais segurança e disponibilidade das informações e processos de negócios, além de gerar economia às duas empresas.
Na prática, o acordo consiste na integração dos dois datacenters, permitindo a criação de um ambiente de armazenamento que funciona como uma espécie de contingência cruzada.
Assim elimina-se a necessidade de altos investimentos em um segundo centro de processamento, o que envolveria novos custos com espaço físico, instalações, segurança, monitoramento e alta disponibilidade, explica Ricardo Nizoli, executivo de TI da Vonpar.
“Temos em nossa empresa um dos mais modernos datacenters do Sul do País, com 77 metros quadrados e dotado de avançados equipamentos. Mesmo assim, precisávamos procurar uma alternativa confiável e eficiente para criarmos um ambiente de contingência capaz de assumir a operação em caso de indisponibilidade do ambiente principal. Essa demanda também era uma necessidade da Panvel, que está criando outra grande estrutura de TI, de alto padrão”, diz.
Com base nesse cenário, as duas empresas elaboraram um plano para integrar os respectivos datacenters. Ambos serão conectados através de link privado de alta velocidade. Entretanto, somente a empresa detentora de suas próprias informações terá acesso ao ambiente de contingência, garantindo a total confidencialidade de dados.
Dessa forma, as duas empresas terão acesso ao backup site sempre que for preciso. “Estaremos prevenidos contra possíveis incidentes com os setores de TI, permitindo que nossas operações não sejam afetadas em função de um superaquecimento ou falta de energia elétrica, por exemplo”, ressalta Nizoli.
Conforme o acordo de cooperação assinado entre as partes, a operacionalização da parceria depende da conclusão das obras do novo centro administrativo da Panvel, na cidade de Eldorado do Sul, que irá abrigar o moderno datacenter da empresa.
“O cronograma preliminar da construção indica que no final de 2013 estaremos aptos a iniciar a migração para esta estrutura”, destaca Carlos Dottori, executivo de TI da Panvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.