A Flex, empresa de gestão de relacionamentos com foco em contact center e gestão de crédito e cobrança, com uma média de crescimento consistente acima de 30% ao ano, a empresa encerrou 2015 com um faturamento de mais de R$ 448 milhões, crescendo 35,3% em relação ao ano anterior, enquanto o setor num geral cresceu 5% no ano passado, segundo dados da ABT – Associação Brasileira de Telesserviços. fundo de private equity Stratus As operações de Contact Center representaram 53% deste resultado, atingindo um crescimento de 30,1% em relação a 2014, enquanto as operações de Cobrança representaram 47%, com crescimento de 42,1% frente ao ano passado.
"Apesar de 2015 ter sido um ano muito difícil, os resultados da Flex atingiram as expectativas, principalmente graças a um forte investimento na área de gestão de pessoas, com iniciativas voltadas para retenção de talentos. Uma delas é o investimento no nosso polo de ensino superior e pós-graduação a distância e traz como consequência para a empresa um dos menores turnover do mercado, em torno de 3%. Além disso, temos investido constantemente em inovação, com geração de novos processos de trabalho, produtos e serviços, que tem feito com que a empresa seja cada vez mais produtiva e conquiste novos mercados, como a área de saúde", afirma Topázio Silveira Neto, presidente da Flex.
O posicionamento da Flex, empresa que surgiu em 2009 na capital catarinense, está muito embasado em um modelo diferenciado focado na interiorização de contact centers. Um investimento do fundo de private equity Stratus, realizado em dezembro de 2014, também contribuiu para a expansão da Flex, já que resultou em um aumento de liquidez e habilitou a continuidade dos planos de expansão orgânica. Em julho de 2015, a companhia adquiriu o Grupo RR, que atua no segmento de cobrança, análise e concessão de crédito, absorvendo duas unidades em São Paulo (SP), com mais de 3 mil profissionais, passando a ter 12 unidades e 11 mil profissionais.
De acordo com o presidente da Flex, a empresa se planejou nos últimos anos para a entrada do fundo de investimento e para o fortalecimento financeiro da companhia a fim de adquirir uma empresa na área de cobrança para ganhar expertise no segmento e oferecer full service para o mercado. "Foi um ano desafiador não só pela economia do País, como também pela fusão que fizemos com a RR, que hoje já está totalmente integrada à cultura da empresa, trazendo ainda mais sinergia para a Flex. O investimento em pessoas, que vem sendo feito ao longo do tempo, hoje também nos possibilita uma gestão de recursos humanos diferenciados que tem contribuído para o constante crescimento e expansão das unidades da Flex, principalmente gerando empregos em locais com pouca oferta de trabalho e mão de obra de qualidade, como exemplo nossas unidades em Lages e Xanxerê, em Santa Catarina, e em São Paulo, em São Mateus na Zona Leste", acentuou.
A Flex presta serviços especializados de Contact Center, fazendo gestão de relacionamento para clientes e seus consumidores, em serviços de atendimento, televenda, retenção de clientes e back office, através de contatos telefônicos, webmail e chat. Os serviços são oferecidos a clientes de diversos setores da economia, de maneira completa, incluindo tecnologia específica, gestão, processos e pessoas, em 12 unidades situadas nas cidades de Florianópolis (SC), Lages (SC), Xanxerê (SC) e São Paulo (SP) com mais de 11 mil profissionais.