Gastos com hardware continuarão crescendo em países emergentes

0

Os investimentos em hardware de grandes empresas de países emergentes ultrapassarão os de companhias de nações desenvolvidos neste ano. De acordo com pesquisa do Gartner, 84% das empresas de países em desenvolvimento não cancelaram seus projetos de TI desde outubro de 2008, quando houve o agravamento da crise financeira mundial, e espera-se que os investimentos em servidores, sistemas de armazenamento, virtualização, cloud computing e "TI verde" aumentem ainda mais nesses mercados, apesar da crise econômica.
Segundo o estudo, 33% das empresas de países emergentes pretendem incrementar os gastos com storage, sendo que 30% delas preveem elevar as despesas com servidores e 32% em PCs. Já nos chamados mercados maduros, a intenção de aumento dos gastos são de 27%, 27% e 19%, respectivamente.
Das empresas ouvidas pela consultoria, 35% delas pretendem aumentar seus investimentos em virtualização nste ano, 32% em "TI verde" e 7% em cloud computing. O Gartner aponta que umas das principais razões para tamanha confiança das empresas em tempos de recessão é que elas já tinham planos de TI que preveem a renovação de equipamentos e dos gastos com infraestrutura.
A consultoria também chama atenção para o fato de que as empresas de países emergentes representam entre 8% e 12% de suas economias, e portanto são importantes para o mercado e conseguem mais recursos financeiros do que as empresas de países desenvolvidos.
Luis Avantarte, vice-presidente de pesquisas para países emergentes do Gartner, considera os números bastante relevantes para os prestadores de serviços de TI, especialmente no Brasil, Índia, Rússia e China. "Os fornecedores de tecnologia serão os responsáveis por orientar os canais de vendas nesses mercados e por isso terão que desenvolver novas formas de prestação de serviços", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.