A Província Marista Brasil Centro-Norte substituiu o seu sistema de correio eletrônico baseado em software livre pela solução Office 365 para Educação – uma suíte de produtividade da Microsoft que roda em ambiente de computação em nuvem.
Problemas relacionados ao desempenho e capacidade de memória de seus serviços foram um dos fatores determinantes para a troca. A instituição também buscava maior integração e acesso remoto às informações, para tornar mais ágil a comunicação e promover maior eficiência dos processos internos.
O projeto foi desenvolvido com o apoio da Brasoftware, que ajudou a escolher a solução da Microsoft, e todas as ferramentas da Office 365 foram licenciadas.
Presente em 79 países, o Marista é uma instituição católica de educação e evangelização de crianças e jovens em período integral. No Brasil, está organizada em quatro unidades administrativas, cada uma responsável por regiões específicas.
A do Centro-Norte, por exemplo, tem uma estrutura composta por 17 colégios, 34 unidades sociais, duas instituições de ensino superior, um museu, nove teatros e quatro centros de hospedagem e lazer em 16 Estados e no Distrito Federal.
Segundo Cláudio Raymundo Souza de Souza, gerente de TI da Província, a solução online da Microsoft com foco no mercado educacional foi considerada a mais completa para atender às necessidades de expansão e produtividade.
“Em comparação com a tecnologia de software livre que usávamos anteriormente, o Office 365 para Educação oferece uma maior disponibilidade do serviço de mensageria e a possibilidade de desfrutar dos recursos da comunicação integrada, via Lync”, diz.
A solução, acrescenta, aumenta a mobilidade dos profissionais, ao permitir o acesso remoto ao sistema, e viabiliza o trabalho colaborativo dentro e fora do Brasil, complementa.
As ferramentas da suíte de produtividade estão sendo liberadas de acordo com o perfil de cada colaborador. A intenção, porém, é ampliar o uso da plataforma de colaboração (Sharepoint) e de comunicação unificada (Lync),para melhorar o dia a dia de professores, gestores e da equipe administrativa, diz Souza.
- Cloud Computing