A Celistics pretende estender para os demais países da América Latina onde atua o projeto de automatização do centro de distribuição que colocou em prática no mercado brasileiro, com o apoio da integradora Sonda IT.
Além dos centros de distribuição, o plano contempla todas as sedes da companhia na região. O passo seguinte será a implantação de um sistema de Business Intelligence (BI).
O projeto no centro de distribuição instalado no Brasil contemplou a adoção da plataforma SAP Business All-In-One e foi motivado pela necessidade de um controle mais rígido do estoque, distribuição e logística.
Especializada em logística e distribuição de dispositivos móveis, a empresa já era cliente da SAP. Assim como nos 14 países da América Latina, a operação brasileira usava o SAP Business One.
Diante da necessidade de subir um degrau na escala de software de gestão utilizado, a Celistics optou pela adoção do SAP Business All-In-One. O problema é que, devido aos novos contratos fechados no Brasil, que exigiam controles mais apurados, a empresa tinha um prazo curto para fazer a migração.
A solução encontrada foi utilizar o SAP Rapid Deployment Solution (RDS) no processo de migração. O projeto foi conduzido pela Sonda IT em um espaço de tempo muito curto – em apenas oito semanas.
Segundo André Reis, gerente de tecnologia da informação (TI) da Celistics Brasil, a previsão do tempo de execução do projeto foi um fator chave para a companhia investir no SAP RDS, que funciona como um acelerador para uma implementação mais rápida da solução escolhida.
O executivo revela que a empresa encontrou tudo o que precisava para entrar em funcionamento rapidamente em um mesmo pacote, incluindo o software pré-configurado e serviços de manutenção.
"Com SAP RDS foi possível fazer toda a implementação num curto espaço de tempo e, o principal, adotando as melhores práticas de mercado e alinhando-as com nossas necessidades de negócios", afirma.
O plano de adoção da plataforma nos demais países da América Latina onde a Celistics tem operação será executado nos próximos 18 meses.